Maranhão cria força-tarefa para ajudar órgãos federais a proteger terras indígenas

Conflito com madeireiros

Publicado em 05/11/2019 - 18:42 Por Larissa Abreu* - Brasília

O governo do Maranhão criou uma força-tarefa para ajudar órgãos federais a proteger índios e terras indígenas.

 

A Força-Tarefa de Proteção à Vida Indígena é integrada pela Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros e vai atuar por tempo indeterminado. O decreto foi publicado no Diário Oficial, nessa segunda-feira (4).

 

A decisão veio depois de um conflito entre o grupo Guardiões da Floresta e madeireiros, que resultou na morte do líder indígena Paulo Paulino Guajajara. Ele teria sido vítima de uma emboscada, na Terra Indígena Arariboia, no município maranhense de Bom Jesus das Selvas, na última sexta-feira (1º).

 

O secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves da Conceição, destacou a importância da força-tarefa para proteção dos povos nativos.

 

Ele ainda ressalta o compromisso do governo maranhense com os órgãos federais em defesa da vida indígena no estado.

 

O decreto determina ainda que boletins de ocorrência registrados nas delegacias do Maranhão, que tenham por natureza a violação dos direitos indígenas, sejam comunicados imediatamente à coordenação da força-tarefa.


 


 

*Estagiária sob supervisão de Ariane Póvoa

Últimas notícias
Geral

São Paulo: Aumenta o número de reclamações por excesso de barulho

As reclamações por excesso de barulho na cidade de São Paulo cresceram 83% entre janeiro e março desse ano comparado com o mesmo período do ano passado.

Baixar arquivo
Economia

Câmara cria comissão para analisar proposta de Reforma Tributária

A proposta substitui todos os tributos atuais por apenas três classes de impostos: sobre renda, consumo e propriedade.

Baixar arquivo
Economia

Em SP endividamento de donos de bares e restaurantes preocupa o setor

Em abril, 35% dos empresários donos de bares e restaurantes conseguiram trabalhar com lucro. Em janeiro, a proporção dos que conseguiram ficar no azul foi bem menor, 22%.

Baixar arquivo
Política

Senadores aprovam MP que autoriza renegociação de dívidas do Fies

 O desconto pode chegar a 77% do valor total negociado, mas para estudantes que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais o desconto pode ser de até 99% do valor da dívida.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova projeto que garante acesso a cães de apoio emocional

O Senado aprovou um projeto de lei que garante às pessoas com deficiência mental, intelectual ou sensorial o direito de ingressar em locais públicos ou privados com um cão de apoio emocional. O projeto segue para a Câmara.

Baixar arquivo
Política

Câmara aprova fim da cobrança da taxa de bagagem em viagens aéreas

Em votação na noite dessa terça-feira, a  Câmara dos Deputados confirmou o fim da cobrança da taxa de bagagem até 23 quilos em voos nacionais e de até 30 quilos em voos  internacionais. A decisão segue para sanção presidencial.

Baixar arquivo