Unicef: Brasil mostra evolução significativa na redução da pobreza entre crianças

Unicef

Publicado em 12/11/2019 - 13:09 Por Maíra Heinen - Brasília

Nas últimas décadas foram feitos vários progressos na redução da pobreza, na melhoria da saúde e na inclusão escolar de crianças e adolescentes do Brasil. Mas, apesar dos avanços, cerca de 27 milhões de meninos e meninas ainda sofrem privação de pelo menos um de seus direitos fundamentais. É o que mostra Relatório do Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância, lançado nesta terça-feira (12), em Brasília.

 

O Brasil também se destacou por reduzir significativamente a mortalidade infantil. Entre 1990 e 2017, a taxa de mortalidade infantil caiu de 47,1 para 13,4 mortes a cada mil nascidos vivos.

 

Por outro lado, o documento também aponta que o número de homicídios na faixa etária de 10 a 19 anos mais do que dobrou, entre 1990 e 2017. A representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, alerta que os índices brasileiros são maiores do que um país em guerra.

 

O documento também traz novos desafios que se apresentam como ameaças emergentes em todo o mundo. Entre elas, estão o agravamento da crise climática, as migrações em massa, a desinformação on-line e o aumento de doenças mentais entre jovens, com destaque para o suicídio.

 

Segundo a OMS, o suicídio é hoje a terceira maior causa de morte de adolescentes, entre 15 e 19 anos. O organismo também estima que mais de 90% dos suicídios de adolescentes, em 2016, ocorreram em países de renda média ou baixa.

Últimas notícias
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo
Cultura

Começa o São João no Maranhão, a previsão é de 60 dias de festa

Os últimos meses foram de ensaios, muito trabalho nos ateliês dos grupos de Bumba Meu Boi e outras manifestações culturais do Maranhão.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa: mais de 20 milhões de pessoas poderiam trabalhar remotamente

Pesquisa do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgada nesta sexta-feira, estima que mais de 20 milhões de trabalhadores no Brasil estão em ocupações que poderiam ser realizadas remotamente.

Baixar arquivo
Geral

Brasil já registra 17 mil divórcios em cartórios neste ano

No ano passado, foram concluídas mais de 80 mil separações consensuais. Este é o maior número desde 2007, quando uma lei federal permitiu a formalização do divórcio diretamente em cartórios.

Baixar arquivo