Força Nacional pode ser enviada ao Maranhão para garantir segurança de índios Guajajara

Índios Guajajara

Publicado em 08/12/2019 - 14:17 Por Dayana Vitor - Brasília

A Força Nacional de Segurança Pública poderá ser enviada ao Maranhão após atentado contra um grupo de índios guajajara nesse sábado (7). A afirmação foi feita pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, em sua conta no twitter.

 

No sábado, na BR-226, entre as aldeias Boa Vista e El Betel, no Maranhão, dois índios foram mortos e dois ficaram feridos na ação.

 

Até agora, o que se sabe é que tiros foram disparados de dentro de um veículo branco com vidros espelhados contra um grupo de índios. Quatro foram atingidos, sendo que dois morreram: Raimundo Benício Guajajara e Firmino Prexede Vituriano Guajajara. Um dos sobreviventes relata o que ocorreu.

 

Após o atentado, indígenas interditaram a rodovia BR-226 nos dois sentidos, a passagem de veículos continua bloqueada naquela região em três pontos.

 

A Polícia Federal, a Funai- Fundação Nacional do Índio e a Secretaria de Segurança Pública e de Direitos Humanos do Maranhão investigam o caso.

 

No começo de novembro, o líder indígena Paulo Paulino Guajajara morreu após uma emboscada no interior da Terra Indígena Arariboia, no município maranhense de Bom Jesus das Selvas. Além de Paulo, outro líder indígena, Laércio Souza Silva, também foi atingido por balas, mas sobreviveu ao ataque.

 

No Twitter, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, condenou os assassinatos dos Guajajara e convocou as autoridades para solucionar os casos com urgência.

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo