Fórum debate promoção da igualdade de gênero nas empresas

ONU Mulheres

Publicado em 03/12/2019 - 17:40 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O que as empresas têm feito para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no ambiente de trabalho?

 

A importância dessas práticas e o compromisso das organizações de conscientizar sobre o tema foram debatidos nesta terça-feira (3), em um fórum realizado pela ONU Mulheres, na casa Firjan, no centro do Rio de Janeiro.

 

Um dos temas discutidos no evento foi o papel das empresas no aumento da representação de mulheres em cargos de alta gerência.

 

Como exemplo de boas práticas, a gerente de projetos da ONU mulheres, Adriana Carvalho, listou as contribuições do Prêmio Weps Brasil – Empresas Empoderando Mulheres, uma iniciativa que estimula a cultura de equidade de gênero nas organizações.

 

A executiva ressalta que as ações nesse sentido têm se intensificado no meio corporativo, mas que é preciso definir metas para atingir resultados efetivos e sair da estagnação.

 

Para uma mudança na cultura a favor da diversidade, a gerente da ONU Mulheres afirma que é preciso que as empresas apostem em treinamentos que ajudem a cultivar um ambiente mais inclusivo, eliminando comportamentos discriminatórios.

 

Entre as boas práticas, Adriana Carvalho destacou, ainda, políticas de flexibilidade de horário, aumento da licença maternidade e o número crescente de adesão ao Programa Empresa Cidadã, criado para promover mais qualidade de vida aos trabalhadores em troca de benefícios fiscais.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo