Defensoria Pública promove casamento coletivo de indígenas no Amazonas

Amazonas

Publicado em 29/01/2020 - 08:02 Por Larissa Abreu - Brasília

Entre os dias 11 e 14 de fevereiro, três cerimônias serão realizadas no município amazonense de Benjamin Constant, a 1.119 quilômetros distante de Manaus.

 

Mais de 800 casais vão oficializar a união em cerimônias especiais, que prometem respeitar as tradições dos povos nativos. As celebrações serão realizadas pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas em parceria com a Funai, Fundação Nacional do Índio.

 

O casamento não terá nenhum custo para os noivos. Segundo o defensor público geral do Amazonas, Rafael Barbosa, a iniciativa é graças a um termo de cooperação técnica assinado entre a Defensoria e a Fundação Nacional do Índio (Funai), no ano passado.

 

Inicialmente, quando o acordo foi firmado, o casamento coletivo atenderia cerca de 300 casais. Mas, depois da coleta de documentos nas comunidades, o número de interessados quase triplicou. O defensor defende que a ação é importante porque representa um acesso dos povos indígenas à cidadania.

 

Ao todo, serão realizadas três cerimônias nas comunidades indígenas de Feijoal, Filadélfia e Guanabara 3, localizadas no município de Benjamin Constant.

 

A série de casamentos será encerrada com uma cerimônia especial no Dia Internacional do Amor, que é celebrado no dia 14 de fevereiro. A celebração será a maior entre as programadas e deve reunir 243 casais.

 

Últimas notícias
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo