Número de resgatados em situação de trabalho escravo no Brasil caiu 39% em 2019

Trabalho escravo

Publicado em 28/01/2020 - 18:11 Por Renata Martins - Brasília

1.054 trabalhadores que atuavam em condições análogas a de escravidão foram resgatados ano passado, 691 a menos que em 2018.


Os dados são da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, e foram divulgados nesta terça-feira, em Brasília, durante encontro que lembrou o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.

 
Para Matheus Viana, da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério da Economia, o número não representa um retrocesso na política pública. Segundo ele, em 2018 uma ocorrência em Minas Gerais causou um desvio na série histórica.

 

“A gente aumentou em quase 10% o número de ações fiscais, e a política pública segue firme. O grupo especial de fiscalização móvel continua funcionando, atuando, assim como as ações fiscais pelas nossas superintendências regionais do trabalho. O ano de 2019 foi um ano que a gente teve números superiores ao ano de 2017, de 2016, muito próximos ao de 2015. A gente considera que há uma estabilidade na evolução da política, e que 2018 tem alguns elementos que causaram, digamos, esse desvio na curva de resultados, especialmente essa fiscalização em Minas Gerais, com a caracterização de 565 pessoas”.


A maioria dos registros de trabalho escravo foram no meio rural: 87%, em áreas de produção de carvão e de cultivo de café. Mas o procurador-geral do Trabalho, Alberto Balazeiro, chama atenção para o índice de trabalho degradante nas áreas urbanas.


“Eu diria que não há uma distinção, ninguém estaria livre do trabalho em condições análogas a de escravidão. A gente tem uma operação em um navio de cruzeiro. Na audiência nós frisamos para a magistrada que a única diferença entre o cruzeiro e uma fazenda era flutuar. Mas você tinha retenção de documentos, não pagamento de salários, a escravidão por dívidas. Todo o contexto que a gente encontra nas fazendas”.


Em 2019, 120 pessoas foram resgatadas de trabalho semelhante a escravidão em áreas urbanas, a maioria em confecções de roupas e na construção civil.


De acordo com o Ministério da Economia, o maior flagrante em um único estabelecimento ocorreu no Distrito Federal, quando 79 pessoas foram encontradas trabalhando para uma seita religiosa.


Matheus Viana, da Divisão de Fiscalização do Ministério da Economia, destaca os desafios para combater essa prática.


“Muitas vezes esses trabalhadores que estão em situação de vulnerabilidade, que são explorados, traficados internamente no país para fins de exploração do trabalho escravo, eles vêm de situações socioeconômicas extremamente vulneráveis. Então o trabalho escravo, para ser erradicado de fato no nosso país, precisa passar pela erradicação dessas situações socioeconômicas vulneráveis. Da falta de perspectiva de trabalho, de emprego, de terra, principalmente nas áreas com menor IDH do país”.


Se os resgates diminuíram, outro número, o de denúncias, cresceu 7,5%. De acordo com o Ministério Público do Trabalho, em 2019 foram registradas 1.213 denúncias no país envolvendo trabalho semelhante ao de escravo, aliciamento e tráfico de trabalhadores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Cartilha do MEC orienta retorno às aulas presenciais para surdos

Material traz orientações para que medidas de segurança contra covid-19 sejam adaptadas às necessidades de aprendizado do grupo, como o uso de máscara transparente e a disposição de carteiras escolares.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinados ainda podem ser infectados pelo coronavírus

De acordo com especialistas, a imunização evita casos graves da doença, mas não impede que a pessoa seja reinfectada - e transmita o vírus. Para evitar o contágio, vacinação deve ser combinada com distanciamento social e uso de máscara.

Baixar arquivo
Política

Senado: Cronograma para CPI da Covid será apresentado na segunda

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que na próxima segunda-feira, vai apresentar o cronograma e os procedimentos para a instalação da CPI da Covid-19.

Na primeira reunião serão escolhidos por meio de votação o presidente e o vice-presidente da Comissão.

Baixar arquivo
Política

Joaquim Silva e Luna é aprovado para a presidência da Petrobras

O general foi aprovado em reunião do Conselho de Administração da estatal realizada nesta sexta-feira (16). Também foram nomeados os sete integrantes da Diretoria Executiva da estatal. Três deles foram reconduzidos ao cargo.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa chega neste sábado a Moscou para vistoriar fábrica da Sputnik V

Conclusões vão subsidiar decisão sobre uso da vacina no Brasil. Anvisa faz busca ativa das informações, já que 40% dos documentos que devem ser entregues pelos fabricantes estão incompletos ou não chegaram a ser apresentados.

Baixar arquivo
Saúde

SP: Crianças e gestantes foram vacinadas contra covid por engano

 Ao todo, 51 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 por engano no estado de São Paulo. Eram pessoas que deveriam tomar a vacina contra a gripe e acabaram recebendo doses da Coronavac.

Baixar arquivo