DF terá campanha de respeito à diversidade e aos direitos humanos no carnaval

Direitos Humanos

Publicado em 14/02/2020 - 20:30 Por Luísa Câmara - Brasília

A Drag Queen Eloá Negrini gosta de sair montada pro carnaval, mas nem sempre se sente segura

 

"São poucas pessoas que entendem que a drag queen é uma arte, que estamos alí para mostrar nossa arte, para divertir as pessoas e a gente tem essa barreira de sair montada de casa, como as pessoas gostariam. Nem todo mundo tem carro, nem todo mundo tem condições de pagar Uber para ir aos eventos. Então, temos que sair de ônibus para ir a um bloco [de carnaval], até mesmo para se apresentar e trabalhar no bloco. A gente sente muita insegurança."

 

Para incentivar um carnaval de paz e respeito com a diversidade, a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal lançou uma campanha que vai levar para locais públicos mensagens de tolerância.

 

E o trabalho vai ser em esquema de cooperação. Uma força-tarefa envolvendo policiais, membros do Ministério Público e outros órgãos públicos ligados aos diretos humanos vão para as ruas, nos dias de festa, falar diretamente com o folião, como explica o corregedor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Anderson Jorge Espíndola.

 

"Nós estaremos presentes no carnaval distribuindo panfletos, folders orientando a população que, efetivamente, deve se respeitar. Respeito para a liberdade, para a orientação sexual, respeito pela identidade de gênero mas, principalmente, respeito aos direitos humanos."

 

A campanha também vai ter um reforço publicitário, nas televisões do metrô e em mais de 30 telões no Aeroporto Internacional de Brasília.

 

A ação também pretende reforçar a divulgação de canais para denúncia anônima, caso haja violação dos direitos humanos, como o Disque 100, que funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Últimas notícias
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo