Pará intensifica fiscalização contra assédio de crianças no Carnaval

Carnaval 2020

Publicado em 21/02/2020 - 17:24 Por Renata Martins - Brasília

Em meio à alegria e à diversão, o Carnaval requer mais atenção dos pais e dos responsáveis por crianças e adolescentes. Tudo porque, nesse período, aumentam  as denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

 

No Pará, o crescimento é de 20% nos dias de folia. Por conta disso, o estado intensifica a fiscalização e as ações de orientação para esclarecer sobre importunação e assédio sexual, e prevenção do abuso contra crianças e adolescentes. Além das delegacias especializadas, postos da  Fundação ParáPaz também fazem o acolhimento e a orientação em pontos de grande movimento.

 

Vanessa Moura, gerente do Polo ParáPaz no Terminal Hidroviário de Belém fala sobre o trabalho que é feito no período momesco.

 

A assistente social Mikaele Carneiro cita os casos mais comuns durante o Carnaval.

 

Há várias formas de denunciar abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Por telefone, o Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou celular, bastando discar 100.

Últimas notícias
Geral

Lei que criminaliza bullying prevê pena de até quatro anos de prisão

O objetivo da lei, sancionada este ano, é inibir essa prática nas escolas e, principalmente, no mundo virtual, onde o Brasil está no topo da lista nesse assunto. Menores de idade podem ser responsabilizados pela Vara da Infância e da Juventude.

Baixar arquivo
Geral

Brasil pede esforço para conter escalada de tensão no Oriente Médio

O governo brasileiro manifestou grave preocupação com os relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel. O comunicado pede que todas as partes envolvidas exerçam máxima contenção e chama a comunidade internacional para mobilizar esforços e evitar uma escalada.

Baixar arquivo
Internacional

Ruas de Israel amanhecem vazias após ataques do Irã

Domingo é o primeiro dia da semana de trabalho em Israel. Depois de uma madrugada em claro, acompanhando ao vivo os ataques, os israelenses acordaram com uma sensação ambígua: o alívio pelo bom funcionamento do sistema de defesa, mas também o temor do que está por vir.

Baixar arquivo
Política

Renegociação de dívidas e PEC das Drogas agitam o Senado

PEC das Drogas, renegociação de dívida dos estados, revisão do Código Civil, Imposto de Renda. A semana vai ser cheia no Senado.

Baixar arquivo
Internacional

Irã afirma que não pretende seguir com ataques contra Israel

O chefe das Forças Armadas iranianas, Mohammad Bagheri, indicou nesta manhã que o ataque contra Israel na noite de sábado "atingiu todos os seus objetivos" e que Teerã não tem "nenhuma intenção" de dar sequência à operação. 

Baixar arquivo
Saúde

Ficar sentado por muito tempo é um dos grandes vilões para o coração

Estudos recentes constatam a importância do movimento para a saúde cardiovascular. Idosos que ficaram sentados 30 minutos a menos, todos os dias, diminuíram a pressão arterial.

Baixar arquivo