Disque 100 registrou 17 mil ocorrências de violência contra crianças e adolescentes em 2019

Disque 100

Publicado em 18/05/2020 - 15:01 Por Maíra Heinen - Brasília

A violência sexual contra crianças e adolescentes corresponde a 11% dos 159 mil registros feitos pelo Disque Direitos Humanos ao longo de 2019, o chamado Disque 100. Foram 17 mil ocorrências; e, em comparação a 2018, houve queda de 0,3%.

 

Os dados foram apresentados pelo Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos nesta segunda-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

A Ouvidoria do Ministério apontou que, em 73% dos casos, o abuso sexual ocorre na casa da própria vítima ou do suspeito; e é cometido por pai ou padrasto em 40% das denúncias. O suspeito é do sexo masculino em 87% dos registros.

 

O ouvidor nacional de Direitos Humanos, Fernando César Ferreira, apresentou ainda um gráfico sobre denúncias feitas nos quatro primeiros meses de 2020 e que mostra uma queda dos números no mês de abril.

 

A ministra Damares Alves apontou preocupação para o período pós pandemia.

 

O secretário Nacional de Direitos Humanos da Criança e Adolescente, Maurício Cunha, informou que a pasta está em contato com uma associação de universidades particulares para a requisição de psicólogos voluntários que possam trabalhar na identificação da violência sexual contra crianças e adolescentes no retorno às aulas, no período pós isolamento.

 

O ministério também anunciou que até o final do mês um número de Whatsapp será divulgado como novo canal de denúncias contra violações de direitos humanos.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo