Máscaras faciais prejudicam comunicação com surdos; saiba como adaptar

Acessibilidade

Publicado em 11/05/2020 - 19:39 Por Adalto - Brasília

O uso obrigatório de máscara facial oferece proteção aos indivíduos contra a pandemia do novo coronavírus. No entanto, os surdos e as pessoas com deficiência auditiva têm dificuldade de se comunicar com outra pessoa, pois o item cobre parte do rosto.

 

De acordo com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), existem na capital federal mais de 4 mil pessoas com deficiência auditiva.

 

No Brasil, esse número sobe para mais de 10 milhões de pessoas, o que corresponde a 5% da população.

 

O coordenador do Núcleo de Formação de Pessoal do Centro de Apoio ao Surdo da Secretaria de Educação do Distrito Federal, e membro do Conselho deliberativo da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Adapa), Marcos Brito, fala sobre o problema da compreensão do diálogo durante a quarentena.

 

O coordenador avalia que uma opção para essas pessoas seria a máscara feita de acrílico que cobre todo o rosto, mas permite ao surdo manter a percepção das expressões.

 

Marcos Brito acrescentou que a Adpa está traduzindo as informações sobre a pandemia em libras. A comunidade surda pode acessar a página da associação pela internet ou pelo whatsapp (61) 8341-2228.

 

A Língua Brasileira de Sinais, Libras, é considerada a língua materna dos surdos.

 

*Com produção de Rosemary Cavalcanti

Últimas notícias
Política

Alesp registra recorde em processos por quebra de decoro parlamentar

Os deputados e deputadas da atual legislatura respondem por mais de 97% de todas as representações e denúncias registradas no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do estado.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Baixar arquivo
Geral

RJ: Polícia Civil agora afirma que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga morte de uma pessoa em ação da PRF

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, no município de Umbaúba (SE)

Baixar arquivo