No Dia Mundial da Higiene das Mãos, o alerta para a importância do ato que salva vidas

Dia Mundial da Higiene das Mãos

Publicado em 05/05/2020 - 08:49 Por Victor Ribeiro - Brasília

Desde o ano de 2009, o dia 5 de maio é o Dia Mundial de Higiene das Mãos. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde, para lembrar que lavar as mãos é a melhor forma de prevenir diversas infecções.

 

Neste ano, o 5 de maio tem ainda mais relevância, porque ocorre exatamente durante a pandemia do novo coronavírus.

 

Lavar as mãos pode salvar vidas, como afirma o diretor científico da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, José Davi Urbaez.

 

Parece simples: bastam água limpa e sabão. Mas, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, a água potável é um recurso fora do alcance de quase 35 milhões de brasileiros.

 

Uma declaração da ONU, referendada pelo governo brasileiro, define a água e o esgoto sanitário como direitos humanos fundamentais.

 

O engenheiro Marcos Montenegro, coordenador do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento, destaca a importância do acesso universal à água.

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária fez um passo a passo sobre como fazer a higiene corretamente. Molhe bem as mãos, sem encostar na pia. Espalhe o sabão nas palmas e nas costas das mãos. Passe água e sabão até a região dos pulsos. Esfregue bem, inclusive entre os dedos e debaixo das unhas.

 

Aí, você enxágua para tirar o sabão, começando pelos pulsos. Se estiver em banheiro público ou de uso coletivo, enxugue as mãos com uma toalha de papel e também use o papel para fechar a torneira. Depois, jogue fora o papel. Se estiver em casa, use uma toalha só para enxugar as mãos. Se não tiver água e sabão, procure usar álcool 70% para higienizar as mãos.

 

Para quem não tem esse material de higiene em casa, diversas organizações não governamentais estão doando água, sabão e álcool em todo o país.

 

Com produção de Salete Sobreira, da Rádio Nacional, em Brasília, Victor Ribeiro.

 

Últimas notícias
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo