Campanha "Não Bata, Eduque" pede fim da violência contra crianças e adolescentes

"Não Bata, Eduque"

Publicado em 26/06/2020 - 20:10 Por Deográcia Pinto - Brasília

A campanha "Não Bata, Eduque" é realizada pelo terceiro ano consecutivo e começou nesta sexta-feira, 26 de junho – Dia Nacional pela Educação sem Violência, que celebra seis anos da Lei Menino Bernardo.

 

A legislação proíbe o uso de castigos físicos, tratamento cruel ou degradante com o pretexto de educar em lares, escolas e outros espaços de convivência de crianças e adolescentes.

 

O nome foi inspirado no caso de Bernardo Boldrini, um menino gaúcho de 11 anos que foi assassinado, em 2014, pelo pai e a madrasta. Bernardo sofria maus-tratos e chegou a realizar uma denúncia, mas não foi atendido.

 

Porém, com a chegada da pandemia da Covid-19, a realidade trouxe o confinamento como principal forma de evitar o contágio da doença.


Uma das consequências da quarentena, conforme sinalizam entidades, é o aumento da violência doméstica contra crianças e adolescentes.

 

Segundo o Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, desde o início das medidas de isolamento, o Disque 100 registrou cerca de 600 denúncias relacionadas à pandemia e à violência contra esta parcela da população, mas organizações da área da infância e adolescência atentam para a subnotificação - muitos casos não são denunciados, dificultando a ação dos órgãos competentes.

 

Inteiramente virtual, na forma de cards, vídeos, podcasts e lives, para seguir as orientações das autoridades sanitárias, a campanha desse ano adota como tema “É possível educar sem violência”, trazendo informações e as vozes de meninas e meninos sobre algo que lhes afeta diretamente. De suas casas, um grupo de crianças e adolescentes apresentaram soluções educativas a conflitos cotidianos envolvendo pais, mães, cuidadores e filhos/filhas.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo