Defensorias públicas recomendam detalhamento de ação policial após protestos

Evitar abuso da força

Publicado em 19/06/2020 - 15:06 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

As Defensorias Públicas estadual e da União recomendaram às polícias Civil e Militar que façam relatórios detalhados das ações realizadas antes, durante e depois de todos os atos públicos e manifestações promovidos recentemente pela população no Rio de Janeiro. O relatório deverá detalhar o emprego de armas e munições letais e não-letais, o trajeto percorrido pelas viaturas policiais, quais detenções e apreensões foram efetuadas, incluindo justificativa para as revistas realizadas e para o uso de bombas de gás contra os manifestantes.

 

De acordo com o defensor público da União, Thales Arcoverde, o objetivo é levantar informações sobre o possível uso excessivo da força, especialmente para conter as manifestações realizadas por pessoas negras, e com pautas anti-racistas.

 

"O uso da força deve ser objeto de intenso controle social e jurídico. Então, quanto mais dados se tiver dessas ações políciais melhor para a gente saber justamente até onde usar a força, que deve ser sempre a última opção. A partir daí, a gente vai conseguir aferir se essas paralisações, se o controle está atendendo os reclames constitucionais ou se está havendo abuso da força policial no sentido de reprimir movimentos políticos", explica.

 


A recomendação foi motivada pelas observações dos defensores públicos que fizeram plantão para prestar assistência jurídica durante o protesto realizado no ultimo dia 7, no centro do Rio, com o tema "Vidas negras importam". Eles constataram desde a realização de revistas generalizadas e de detenções e apreensões arbitrárias, até o uso desnecessário de bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.

 


"Alguns pontos atentam contra o livre exercício do direito de manifestação, num quadro de ilegalidade. É isso que a gente está tentando interferir e demonstrar. A partir disso a gente vai continuar exercendo esse diálogo porque os movimentos políticos de rua, a mobilização popular no Estado Democrático de Direito não deve só ser permitida. O Estado deve proporcionar e deve incentivar, inclusive, e o que a gente vê é justamente o contrário. O Brasil é um dos países que mais adquire bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo para dissuadir manifestações", comenta.

 


O documento recomenda ainda outras ações, como a presença de um especialista em negociação e mediação no local onde ocorrerem protestos, a identificação dos agentes escalados com nome e patente e a presença de policiais femininas para atuar em ocorrências envolvendo manifestantes mulheres. E diante da pandemia de coronavírus, as Defensorias querem também que os manifestantes não tenham que se restringir a um espaço pre determinado, para evitar aglomeração, e que o uso de mascaras e de alcool gel não sejam coibidos. As secretarias de Polícia Civil e de Polícia Militar formam procuradas, mas não responderam até o fechamento desta reportagem.

Últimas notícias
Geral

Câmara debate regulamentação trabalhista de motoristas de aplicativos

A Câmara começou a discussão sobre a proposta que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos. Se reuniu em comissão geral antes do projeto de lei ser analisado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. E, sempre que se fala sobre isso, a polêmica é grande.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo