Domingo é marcado por manifestações no Rio

Contra o racismo e a favor de Bolsonaro

Publicado em 08/06/2020 - 10:14 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

Um grupo de manifestantes percorreu a avenida Presidente Vargas, centro da capital fluminense, em uma manifestação contra o racismo e a violência policial. A concentração foi no entorno do monumento Zumbi dos Palmares, figura representativa da resistência contra a escravidão e local onde anualmente movimentos negros se reúnem nas celebrações do Dia da Consciência Negra.

 

É a segunda marcha Vidas Negras Importam, no Rio. Na semana passada, um grupo fez um protesto em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do estado.

 

A iniciativa se junta a outras realizadas em diversos países em protesto contra a morte de George Floyd, homem negro que morreu sufocado depois que um policial branco o mobilizou com o joelho no pescoço da vítima.

 

Aqui no Brasil, a morte de João Pedro , morto dentro de casa durante uma operação das Policias Federal e Civil, no Complexo do Salgueiro, no dia 17 de maio, também é lembrada pelos participantes, assim como outras mortes e episódios de violência contra pessoas negras nos últimos anos.

 

A caminhada seguiu até a Candelária. A maior parte dos manifestantes utilizou máscaras de proteção contra o coronavírus.

 

Pela manhã, grupos de manifestantes contrários e a favor do presidente Jair Bolsonaro fizeram caminhada na Praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.

 

Em nota, a Polícia Militar informou que montou um forte esquema de segurança em diferentes pontos da cidade, além do efetivo empregado normalmente, contou com apoio de outros batalhões da corporação como o de choque e o Regimento de Polícia Montada.

 

Pela manhã, em Copacabana, a ação de abordagem e revista realizada durante os protestos resultou em apreensões de facas, bastões de madeira, barra de ferro, tesoura, martelo e fogos de artifício. Cinco pessoas foram detidas e conduzidas à delegacia do bairro.

 

Já no centro da cidade, ainda segundo informações da PM, um grupo fugiu da abordagem policial e arremessou objetos contra os militares e as viaturas. Foi necessário o uso de equipamentos de menor potencial ofensivo e 30 pessoas foram conduzidas à delegacia, entre elas, um homem apontado como uma das lideranças do grupo “Black Block”.

 

Ainda durante manifestação realizada no período da tarde no centro da cidade, policiais militares conduziram à delegacia cinco pessoas com 46 frascos de álcool, três pessoas com material entorpecente, uma pessoa por desacato e um homem que portava um aparelho de choque.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Enem 2021 não tem data definida, mas ocorrerá este ano, diz ministro

Após dúvida gerada por portaria publicada nesta semana, Milton Ribeiro garantiu que exame será aplicado, com expectativa de realização em outubro ou novembro deste ano. Inep comunicou que está concluindo cronograma das provas.

Baixar arquivo
Justiça

Campanha do TSE vai combater desinformação sobre urna eletrônica

Sistema digital fez 25 anos nesta semana. No período, segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, nunca houve violação ou fraude comprovada. PEC em tramitação na Câmara quer a volta do voto em papel.

Baixar arquivo
Saúde

Identificada em Manaus a variante do coronavírus do Reino Unido

No Amazonas, a Secretaria de Saúde identificou a variante do coronavírus do Reino Unido em Manaus e agora investiga se houve transmissão comunitária da cepa britânica na região.

Baixar arquivo
Cultura

Painel em grafite homenageia os 100 anos da atriz Ruth de Souza

Primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema, a atriz Ruth de Souza, que morreu em 2019, completou 100 anos esta semana e tem recebido merecidas homenagens.

Baixar arquivo
Justiça

Brasil pede para incluir nomes de presos da PF em sistema da Interpol

O Ministério da Justiça quer nome de líderes do crime organizado na Interpol. O Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça pediu à Polícia Federal a inclusão dos presos do Sistema Penitenciário Federal no sistema Difusão Verde da Interpol, a Organização Internacional de Polícia Criminal.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Iniciativa da UFF quer levar neurociência ao cotidiano dos brasileiros

O projeto “Descomplicando as neurociências nas redes” da Universidade Federal Fluminense (UFF) lançou um desafio: encontrar a ciência que existe no cotidiano, onde ela parece não existir. E, mais do que isso, encontrar o cientista que existe em cada um de nós.

Baixar arquivo