Solidariedade na pandemia: palestino ajuda a alimentar refugiados no Brasil

Solidariedade no Brasil

Publicado em 20/06/2020 - 13:28 Por Vanessa Casalino, da TV Brasil - São Paulo

Quando chegou ao Brasil em 2014, vindo da Palestina, Mouhammad Othman não sabia muito bem o que ia fazer da vida. Começou a vender comida na rua. Hoje tem um restaurante no Centro de São Paulo, que ganhou forma 4 anos depois. No cardápio, culinária árabe e receitas de família. Nas paredes, referências culturais, artísticas e políticas da terra natal. A pandemia do coronavírus impôs agora um novo desafio a quem atravessou o mundo e soube compreender uma nova realidade.


“Eu sou refugiado desde que nasci. Eu nasci num campo de refugiados. Meu pai é refugiado, minha avó também. Quando a gente abriu o restaurante, foi a primeira ideia que tive. Uma coisa o brasileiro gosta: de ver a nossa cultura, tradição. E quando você mostra sua cultura, a luta, a comida mesmo, vira política sem querer”.


O restaurante agora está engajado num projeto de doação de cestas básicas. Elas vão para famílias de africanos e latino-americanos que ainda não conseguiram a condição de refugiados aqui no Brasil. A esposa de Mouhammad, a brasileira Helena Othman, acolheu a causa.


“A maior parte das pessoas perdeu o seu trabalho nesse contexto, e de fato algumas não têm ainda a situação migratória regularizada, ainda está no processo, acabou perdendo o trabalho e está tendo dificuldade para acessar serviços públicos de saúde, auxílio emergencial e outras políticas de assistência. Ou seja: são pessoas que passaram a depender quase que exclusivamente de ações solidárias”.


Dados da Agência da Onu para Refugiados, o Acnur, mostram que quase 10 milhões de pessoas tiveram de deixar suas casas por conta de conflitos ou perseguições em 2019. No que se refere especificamente aos refugiados, foram 4 milhões de pessoas forçadas a abandonar os países de origem, a cruzar fronteiras e a enfrentar o desafio de recomeçar em um novo lugar.


Com isso, em 2019, o mundo somava quase 80 milhões de pessoas no chamado deslocamento forçado, um número sem precedentes e motivado principalmente pelos conflitos na República Democrática do Congo, na Síria e também na vizinha Venezuela. E nesse último caso, muitos têm como destino o brasil. É o que explica o assessor de Informação Publica do Acnur, Miguel Pachioni.

 

“O Brasil não faz parte do top 10 do país que mais acolhe pessoas, mas o processo de reconhecimento de pedidos fez com que o Brasil, nos últimos meses, tenha tido destaque em relação às 43 mil pessoas reconhecidas no território nacional como refugiados. Isso faz com que o Brasil, dentro da América Latina, seja o principal país de acolhida recente de pessoas e reconhecimento delas enquanto refugiadas”.


Hoje, o Brasil abriga 43 mil refugiados, mas 300 mil solicitações ainda estão na fila, aguardando análise, o que mostra a dimensão desse problema global.

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo