Pandemia do coronavírus pode causar aumento do tráfico de pessoas no mundo

Dia Mundial de Enfrentamento

Publicado em 29/07/2020 - 21:50 Por Gésio Passos - Brasília

A pandemia do novo coronavírus, que levou ao fechamento de fronteiras e a queda global do emprego, pode causar também o aumento do tráfico de pessoas no mundo. A informação é do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.


Dados da ONU indicam que o tráfico de pessoas movimenta mais de US$ 30 bilhões e envolve mais de 2 milhões de pessoas no mundo, principalmente para exploração sexual e trabalhos forçados.  Segundo o Ministério da Justiça, entre 2018 e 2019, 184 brasileiros foram levados do país devido ao tráfico de pessoas, sendo 30 crianças e adolescentes.


A procuradora do Trabalho Andrea Gondim explica o que o tráfico de pessoas é uma grave violação aos direitos humanos.


30 de julho é o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. E para reforçar a prevenção a este tipo de crime, o Ministério Público do Trabalho e a Infraero assinaram, nesta quarta-feira, um acordo de cooperação técnica para ações de combate ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo em aeroportos.


Uma imigrante boliviana de 38 anos que, para não expor sua identidade, chamaremos nesta matéria de Maria, conta como foi enganada para vir de seu país a São Paulo, para trabalhar nas oficinas de costura de forma forçada.


“Quando ofereceram trabalho para meu ex-marido, prometeram pagar US$ 200, com lugar para morar e com comida, só tinha que cumprir horário de trabalho, essa era a promessa. Então viemos, mas quando chegamos aqui era outra coisa. Ninguém podia sair, éramos maltratados. A comida era muito ruim, só pagavam 15 centavos por peça de roupa, não podíamos sair.”


Maria ficou dois anos explorada no país, sofrendo ainda violência de seu ex-marido. Ela conseguiu fugir em 2015, e hoje conta com ajuda de instituições de apoio ao imigrante para criar seus filhos.


O acordo entre o MPT e a Infraero tem como meta capacitar funcionários dos aeroportos e conscientizar usuários e passageiros. A iniciativa faz parte do projeto “Liberdade no Ar”, que veicula conteúdos relacionados ao tráfico de pessoas nas telas de avisos dos voos.


A procuradora Andrea Gondim, que coordena o projeto, afirma que, devido à recessão global pela pandemia, o tráfico de pessoas tende a aumentar.


A boliviana Maria fala da importância de se fazer denúncias e procurar ajuda em caso de exploração em um país estrangeiro.


“Somos seres humanos e sempre teremos direitos, não importa o país onde nós estivermos. E não devemos nos calar. Muitas vezes nos metem medo para não podermos falar, mas quando nos calamos estamos facilitando para essas pessoas sigam machucando outras pessoas. Então é melhor falar”.


Entre 2014 até julho deste ano, o Ministério Público do Trabalho registrou quase 1,5 mil denúncias de aliciamento e tráfico de trabalhadores.


As denúncias de tráfico de pessoas e do trabalho escravo pode ser feitas pelo Disque 100 ou Disque 180, do Ministério dos Direitos Humanos. E também no site mpt.mp.br.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo