Servidores denunciam situação precária em unidade de internação do TO

Adolescentes foram contaminados pelo novo coronavírus

Publicado em 24/08/2020 - 21:08 Por Gésio Passos - Brasília

Servidores denunciam a situação precária nas unidades do sistema socioeducativo do Tocantins, que causou a contaminação pelo coronavírus de todos os 14 adolescentes internados no Centro de Internação Provisória da Região Norte, na cidade de Santa Fé do Araguaia.
A presidente da Associação dos Servidores do Sistema Socioeducativo do Tocantins, Savya Maranhão, afirma que a unidade não oferece as condições mínimas de atendimento. Segundo ela, depois dos resultados, a unidade continuou funcionando normalmente, e os equipamentos de proteção só chegaram após a contaminação dos adolescentes.
Savya Maranhão ainda afirma que todas unidades de internação apresentam problemas estruturais, algumas até com esgoto a céu aberto. Ela denuncia a falta de materiais de limpeza e de higiene pessoal, equipamentos de proteção e profissionais de limpeza.                                                                           
A presidente da associação afirma que nas unidades não foram treinados os servidores para atuar durante a pandemia, e acrescenta que o estado não está acompanhando os trabalhadores que acabaram sendo contaminados.
A Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins, responsável pelo sistema socioeducativo, respondeu, em nota, que adotou um plano de contingência para evitar a proliferação, com distribuição de equipamentos de proteção e limpeza em todas as unidades.
A nota informa ainda que foi disponibilizado em julho um curso online com orientações para o trabalho de prevenção.
Sobre os 14 adolescentes confirmados para Covid-19, a Secretaria informou que estão em isolamento, sendo monitorados pela equipe de saúde da unidade e do município, sem nenhuma ocorrência de sintomas graves ou internações.

*Com produção de Michele Moreira

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Aquecimento global pode gerar aumento de mortes por estresse térmico

Estudo inédito da Fiocruz mostra que é prejudicial para o corpo humano quando há um aumento duradouro de temperatura durante um tempo determinado, como durante ondas de calor. 

Baixar arquivo
Educação

Direito da UFRJ indica Nei Lopes para o título de doutor honoris causa

A concessão do título ao jurista negro havia sido rejeitada na primeira sessão da Congregação da Faculdade de Direito, responsável por avaliar as indicações.

Baixar arquivo
Economia

Guedes se reune para destravar reformas tributárias no Congresso

O ministro da Economia, Paulo Guedes, fez reuniões, nesta quarta-feira, para tentar destravar as reformas tributárias que tramitam no Congresso Nacional. O assunto está entre as prioridades da equipe econômica.

Baixar arquivo
Saúde

Estudo aponta que 2ª dose da AstraZeneca não aumenta risco de trombose

A segunda dose da vacina da AstraZeneca não aumenta a chance de ter a forma rara de trombose identificada em alguns pacientes. O estudo foi feito pela própria AstraZeneca e publicado nessa quarta-feira, pela conceituada revista científica The Lancet.

Baixar arquivo
Saúde

Em rede nacional, Queiroga afirma que 100 milhões já tomaram a 1ª dose

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também reforçou para que todos que estejam atrasados em tomar a 2ª dose das vacinas que procurem imediatamente um posto de saúde.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa Sinal Vermelho contribui no combate a violência doméstica

A partir de agora, as vítimas de violência doméstica vão poder ir até uma repartição pública ou privada participante do programa Sinal Vermelho e mostrar um "X"  em vermelho na palma da mão, de forma silenciosa. Os funcionários da instituição vão encaminhar a vítima ao atendimento especializado.

Baixar arquivo