Universidades brasileiras vão participar de ação de combate ao racismo

Unesco vai divulgar vídeos no YouTube; Uerj foi uma das escolhidas

Publicado em 24/09/2020 - 15:28 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e outras seis instituições brasileiras foram escolhidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a participar de uma ação internacional de combate ao racismo no ambiente das universidades.

A campanha, que selecionou, ao todo, 26 iniciativas em diversos países, vai veicular, pelo Youtube, vídeos fornecidos pela Unesco e curtas-metragens feitos por pesquisadores, seguidos de conversas entre os grupos.

Serão sete sessões semanais com duas horas de duração, abordando diferentes temáticas, até o dia 11 de novembro.

A Uerj está representada pelo grupo de pesquisa Cultura e Identidade no Cotidiano, coordenado pela professora Mailsa Passos. Ela enfatiza que a intenção é promover ações na internet voltadas às reflexões e discussões sobre as modalidades de racismo que ainda persistem nas instituições de ensino superior do Brasil.

Ainda segundo a professora Maílsa Passos, os temas abordados são para estudantes de graduação e pós-graduação, mas todas as pessoas interessadas nas situações de racismo, nas políticas e nos sistemas de ensino estão convidadas.

Para Maílsa, a participação da Uerj nesse projeto da Unesco é um reconhecimento da história da universidade nas lutas antirracistas e como pioneira dos programas de cotas raciais no Brasil.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo