Maria da Penha Virtual começa a receber denúncias no Rio de Janeiro

Publicado em quinta-feira, 26 Novembro, 2020 - 16:24 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Mulheres vítimas de violência doméstica no município do Rio de Janeiro têm acesso, a partir desta quinta-feira (26) a mais um instrumento de denúncia.

É o Maria da Penha Virtual, que permite que a mulher, de forma anônima e sem precisar ir a uma delegacia, denuncie seu agressor e solicite medidas protetivas. 

Basta acessar a página do Tribunal de Justiça do estado, preencher um formulário com os dados pessoais e relatar a agressão ou ameaça que sofreu. 

O site também permite que a vítima anexe fotos e áudios que reforcem a denúncia. 

Ao final do cadastro, a plataforma vai gerar um pedido de medida protetiva que será encaminhado, imediatamente, a um juiz.

Por enquanto, o sistema vai funcionar apenas no município do Rio de Janeiro, mas a expectativa da Justiça é de que ele seja expandido para todo o estado do Rio.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o TJ-RJ e a Universidade Federal do Rio Janeiro. O site foi desenvolvido por alunos do Centro de Estudos de Direito e Tecnologia da UFRJ. 

O endereço é o maria-penha-virtual.tjrj.jus.br

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Novo sistema reduz para um dia tempo de abertura de empresa

Balcão Único quer acabar com burocracia que dificulta empreendedorismo no Brasil. Projeto do Ministério da Economia foi implantado inicialmente na cidade de São Paulo.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

RJ teve 3 registros de possível intolerância religiosa por dia em 2020

No total foram 1.355 casos levados às delegacias do estado, a maior parte de injúria por preconceito, quando uma pessoa é discriminada em razão da sua raça, cor, etnia ou religião. Dados foram divulgados na véspera do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

Baixar arquivo
Esportes

Ex-presidente do Flamengo vira réu por incêndio no Ninho do Urubu

Justiça do Rio recebeu denúncia feita pelo Ministério Público contra Eduardo Bandeira de Mello e outras dez pessoas. Incêndio no centro de treinamento do time em fevereiro de 2019 deixou dez adolescentes mortos e três feridos.

Baixar arquivo
Internacional

Biden toma posse com missão de combater covid-19 e unificar EUA

Donald Trump não compareceu à transmissão de cargo. A tradição de transferência de cargo não era rompida desde que em 1869 Andrew Johnson não compareceu à posse de Ulysses Grant.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: Boa Vista limita horário de comércio e espaços públicos

A prefeitura de Boa Vista editou um decreto com novas medidas para evitar a disseminação do coronavírus na capital roraimense.

Baixar arquivo
Internacional

Estudo mostra que vacina Pfizer/BioNTech inibe mutação do coronavírus

Resultados foram divulgados em versão preliminar, sem revisão de outros pesquisadores ou publicação científica.

Baixar arquivo