MPT vai abrir inquérito após encontrar 39 crianças trabalhando na BA

Flagrantes ocorreram em praias; 16 barracas foram notificadas

Publicado em 19/02/2021 - 20:32 Por Gésio Passos - Brasília

O Ministério Público do Trabalho da Bahia anunciou que vai abrir inquéritos sobre flagrantes de trabalho infantil nas praias de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari.

A investigação é baseada em fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho, que no último sábado, dia 13, afastou formalmente 39 crianças que estavam trabalhando, de forma irregular, nas praias da Bahia.

Auditores fiscais do trabalho notificaram 16 donos de barracas de praias. A fiscalização encontrou, por exemplo, uma criança de 7 anos vendendo cocadas enquanto os pais estavam sentados consumindo bebida alcoólica. Uma outra, de 8 anos, vendia amendoim sem uso de máscara de proteção contra Covid-19.

Os barraqueiros que empregavam os menores foram autuados administrativamente pelos auditores fiscais, e as crianças e adolescentes foram encaminhados à rede de proteção social das prefeituras.

Antônio Ferreira Inocêncio Neto, auditor fiscal do trabalho que coordenou a ação, afirma que é importante o acompanhamento social das crianças e das famílias.

O auditor fiscal explica que normalmente as crianças exploradas são conhecidas pelos contratantes, são parentes e até vizinhos. E a mão de obra de uma criança tem um valor muito baixo. Eles chegaram a encontrar jovens recebendo R$ 15 por dia de trabalho na praia.

A legislação brasileira proíbe que crianças e adolescentes menores de 18 anos trabalhem em lugares insalubres, a exemplo das praias, onde os menores ficam expostos ao sol.

Antônio Ferreira afirma que uma situação de desemprego e crise econômica leva ao aumento da exploração do trabalho infantil.

Pela lei, qualquer forma de trabalho é proibida até os 13 anos. Após os 14 é permitida a contratação como menor aprendiz por empresas. A partir dos 16, o adolescente pode ser contratado, desde que não seja para realizar trabalho noturno, insalubre e perigoso.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo