Guarda Municipal do Rio passa a atuar na Ronda Maria da Penha

Programa visa a fiscalizar cumprimento de medidas protetivas

Publicado em 13/03/2021 - 16:01 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A capital fluminense ganhou o reforço na luta contra a violência de gênero. A Guarda Municipal do Rio vai passar a atuar no Programa Ronda Maria da Penha, que a exemplo do Patrulha Maria da Penha, realizada pela Polícia Militar, terá a missão de verificar o cumprimento de medidas protetivas aplicadas à mulheres vítimas de violência. O programa realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do estado capacitou 31 guardas, incluindo mulheres, que deverão obrigatoriamente integrar as equipes de atendimento. Em princípio, o programa vai atender três juizados da capital. Durante o lançamento, a secretária de políticas para a mulher do município, Joyce Trindade, destacou a importância do programa lançado na semana em que se comemora o Dia da Mulher.

A desembargadora Suely Lopes Magalhães também falou sobre a importância da iniciativa. Segundo ela, a violência de gênero é algo que envergonha toda a sociedade. A Guarda Municipal entrará em cena assim que receber notificação dos juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher da capital para verificar se a vítima está realmente protegida. Nos casos em que a medida protetiva é concedida, o agressor não pode se aproximar da pessoa, nem manter contato ou frequentar determinados lugares onde ela estiver.

Segundo a prefeitura do Rio, os agentes se voluntariaram para participar do programa e foram escolhidos após capacitação, que incluiu técnicas de abordagem, acolhimento e acompanhamento da vítima. Também tiveram palestras em outras instituições que já realizam o trabalho, como a Polícia Militar e a Defensoria Pública, e visitaram entidades que oferecem apoio às vítimas. As equipes vão utilizar viaturas adesivadas com a logomarca da Ronda Maria da Penha. 

Edição: Francisco Brasileiro Marques de Sousa Neto

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo