Guarda Municipal do Rio passa a atuar na Ronda Maria da Penha

Programa visa a fiscalizar cumprimento de medidas protetivas

Publicado em 13/03/2021 - 16:01 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A capital fluminense ganhou o reforço na luta contra a violência de gênero. A Guarda Municipal do Rio vai passar a atuar no Programa Ronda Maria da Penha, que a exemplo do Patrulha Maria da Penha, realizada pela Polícia Militar, terá a missão de verificar o cumprimento de medidas protetivas aplicadas à mulheres vítimas de violência. O programa realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do estado capacitou 31 guardas, incluindo mulheres, que deverão obrigatoriamente integrar as equipes de atendimento. Em princípio, o programa vai atender três juizados da capital. Durante o lançamento, a secretária de políticas para a mulher do município, Joyce Trindade, destacou a importância do programa lançado na semana em que se comemora o Dia da Mulher.

A desembargadora Suely Lopes Magalhães também falou sobre a importância da iniciativa. Segundo ela, a violência de gênero é algo que envergonha toda a sociedade. A Guarda Municipal entrará em cena assim que receber notificação dos juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher da capital para verificar se a vítima está realmente protegida. Nos casos em que a medida protetiva é concedida, o agressor não pode se aproximar da pessoa, nem manter contato ou frequentar determinados lugares onde ela estiver.

Segundo a prefeitura do Rio, os agentes se voluntariaram para participar do programa e foram escolhidos após capacitação, que incluiu técnicas de abordagem, acolhimento e acompanhamento da vítima. Também tiveram palestras em outras instituições que já realizam o trabalho, como a Polícia Militar e a Defensoria Pública, e visitaram entidades que oferecem apoio às vítimas. As equipes vão utilizar viaturas adesivadas com a logomarca da Ronda Maria da Penha. 

Edição: Francisco Brasileiro Marques de Sousa Neto

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Brasil e União Europeia realizam encontro sobre mudanças climáticas

A ideia do encontro foi estabelecer um diálogo político sobre as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável. 

Baixar arquivo
Política

Senado debate projeto que proíbe reajuste de medicamentos na pandemia

A correção nos preços é autorizada anualmente e definida pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, ligada ao Ministério da Justiça.

Baixar arquivo
Geral

Cheia do Rio Negro pode afetar quatro mil pessoas em Manaus

De acordo com boletim do Serviço Geológico do Brasil, o rio Negro segue em processo de enchente, subindo a uma média de 5 cm por dia, considerado alto para o período.

Baixar arquivo
Esportes

A 100 dias de Tóquio, Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades

A 100 dias dos jogos de Tóquio, o Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades e ainda tem chance de classificação em mais 30. Saiba mais com Astrid Nick. 

Baixar arquivo
Educação

Prazo para inscrição no Sisu termina nesta quarta-feira

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso a um curso de graduação em universidades públicas do país.

Baixar arquivo
Geral

Rainha de Copas: Operação investiga facção ligada ao tráfico no Rio

Segundo a Polícia Civil, os alvos da investigação “ostentam em redes sociais uma vida luxuosa, residindo em mansões em condomínios de alto padrão.

Baixar arquivo