PF investiga denúncia de racismo contra judeus no Rio de Janeiro

Operação Shalom visa combater mensagens racistas contra judeus

Publicado em 12/03/2021 - 12:16 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A Polícia Federal do Rio de Janeiro está investigando vídeos publicados na internet com mensagens racistas contra o povo judeu. Em uma operação nesta sexta-feira, agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão em endereços do suspeito, que é pastor evangélico, para colher provas. O pastor já havia sido preso anteriormente e condenado por cometer discriminação religiosa.

A diligência recebeu o nome de Shalom, alusão à palavra paz em hebraico. De acordo com a PF, nos vídeos investigados agora, além de alimentar o ódio e a intolerância racial, o homem clamou por um "novo Holocausto", o que gerou repercussão internacional. 

O Brasil é signatário de diversos tratados e acordos que visam combater e criminalizar condutas racistas ou discriminatórias, seja por raça etnia, religião ou nacionalidade. O suspeito deverá responder criminalmente pela prática ou incitação à discriminação ou preconceito. A pena pode chegar a cinco anos de prisão e multa.

Edição: Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

PCRJ faz operação contra fraudes na compra e venda de combustíveis

Segundo as investigações, para burlar a fiscalização e sonegar o pagamento de tributos, a organização utilizava pessoas jurídicas e físicas como laranjas

Baixar arquivo
Esportes

Brasil ainda não perdeu nas eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete

Venceu cinco jogos, sendo o último contra o Uruguai. O placar foi 73 a 60. O destaque do Brasil no jogo foi Rafa Mineiro, marcando 15 pontos e teve sete rebotes, somando 19 de eficiência.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: as radionovelas

A primeira radionovela transmitida no Brasil foi Em Busca da Felicidade, em 1941. Por volta dos anos 60 e 70, a era de ouro das radionovelas chega ao fim e o formato migra para a televisão.

Baixar arquivo
Esportes

Sul-Americana: com três expulsos, São Paulo bate Universidad Católica

São Paulo e Católica se reencontram na próxima quinta-feira (7), às 21h30 (horário de Brasília), no Morumbi

Baixar arquivo
Economia

Governo do Rio assina acordo de recuperação fiscal

De agosto a dezembro deste ano, o Estado pagará cerca de R$ 300 milhões por mês ao Tesouro Nacional, referente às parcelas da dívida com a União, de R$ 148,1 bilhões.

Baixar arquivo
Internacional

História Hoje: estátua da Princesa Diana era inaugurada há um ano

Uma estátua em homenagem ao legado da Princesa Diana foi inaugurada no Palácio de Kensington, em Londres, na Inglaterra, em 1° de julho de 2021. Nesse dia, a princesa completaria 60 anos. 

Baixar arquivo