PF investiga denúncia de racismo contra judeus no Rio de Janeiro

Operação Shalom visa combater mensagens racistas contra judeus

Publicado em 12/03/2021 - 12:16 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A Polícia Federal do Rio de Janeiro está investigando vídeos publicados na internet com mensagens racistas contra o povo judeu. Em uma operação nesta sexta-feira, agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão em endereços do suspeito, que é pastor evangélico, para colher provas. O pastor já havia sido preso anteriormente e condenado por cometer discriminação religiosa.

A diligência recebeu o nome de Shalom, alusão à palavra paz em hebraico. De acordo com a PF, nos vídeos investigados agora, além de alimentar o ódio e a intolerância racial, o homem clamou por um "novo Holocausto", o que gerou repercussão internacional. 

O Brasil é signatário de diversos tratados e acordos que visam combater e criminalizar condutas racistas ou discriminatórias, seja por raça etnia, religião ou nacionalidade. O suspeito deverá responder criminalmente pela prática ou incitação à discriminação ou preconceito. A pena pode chegar a cinco anos de prisão e multa.

Edição: Edgard Matsuki

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo