Especialistas alertam para os sinais de violência contra crianças

Publicado em 14/04/2021 - 15:45 Por Solimar Luz, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O caso de violência no Rio, que levou à morte o menino de Henry, de apenas quatro anos, vítima de múltiplas a graves lesões, além de chocar todo o país, acendeu um alerta: como reconhecer sinais de abuso e maus-tratos contra os pequenos, e o que fazer para protegê-los?

A psicóloga Fátima Marques ressalta que a atos de violência física e psicológica podem caminhar lado a lado.Para a psicóloga, adultos devem ficar atentos e desmistificar a ideia de que crianças possam estar mentindo ou imaginando coisas que não existem. Fátima Marques avalia que a mentira pode ser um mecanismo de defesa, usado tanto por crianças como por jovens e adultos. E que uma escuta verdadeira pode revelar a verdade.

Segundo levantamento das denúncias feitas por meio do Disque 100, dos 159 mil registros ao longo de 2019 ao serviço de Direitos Humanos, 86,8 mil foram por violações de direitos de crianças ou adolescentes.

A jornalista Patricia Almeida, criadora do Projeto “Eu Me Protejo”, que atua na educação de crianças, para ensiná-las a reconhecer e a se proteger de abusos e agressões, diz que os pequenos que são vítimas de violência geralmente apresentam mudanças no comportamento.

Especialistas apontam que quando o assunto é violência sexual, a maior parte dessas violações é feita por pessoas próximas à vítima, até mesmo no ambiente doméstico. E que em relação à crianças com deficiência, o risco é ainda maior. Patricia Almeida ressalta a importância de conversar amorosamente com as crianças.

Denúncias  sobre violência podem ser feitas por canais como Disque 100 e Ligue 180.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

São Paulo é o vencedor da edição 2023 das Paralimpíadas Escolares

O estado de São Paulo foi o vencedor da edição deste ano das Paralimpíadas Escolares, maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência em idade escolar.

Baixar arquivo
Geral

Braskem: moradores falam sobre a vida após a desocupação de bairros

Mutange, Bebedouro, Pinheiro, Bom Parto e Farol. Esses são os bairros “fantasmas” no entorno da lagoa do Mundaú, em Maceió, que foram evacuados pelo risco de desabamento recorrente da exploração mineral de sal-gema pela empresa petroquímica Braskem.
 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Baixar arquivo
Política

Parecer do TCU recomenda que Bolsonaro devolva presentes em 15 dias

Itens, como joias, foram ofertados ao Estado Brasileiro, segundo peça técnica do Tribunal. A proposta ainda deve passar pela análise do ministro Augusto Nardes, relator do caso.

Baixar arquivo
Política

Lula diz ainda ter esperança em acordo entre Mercosul e União Europeia

Presidente está em Berlim, onde também falou a jornalistas sobre a ofensiva israelense na Faixa de Gaza e criticou a atuação da ONU pela paz na região. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cúpula Social do Mercosul tem apelo por integração em direitos humanos

Evento foi retomado de forma presencial após sete anos. Tom das integrantes da mesa de abertura foi por cooperação não só econômica, mas de estreitamento de laços culturais e promoção de políticas de combate ao racismo, misoginia e precarização do trabalho.

Baixar arquivo