Especialistas alertam para os sinais de violência contra crianças

Publicado em 14/04/2021 - 15:45 Por Solimar Luz, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O caso de violência no Rio, que levou à morte o menino de Henry, de apenas quatro anos, vítima de múltiplas a graves lesões, além de chocar todo o país, acendeu um alerta: como reconhecer sinais de abuso e maus-tratos contra os pequenos, e o que fazer para protegê-los?

A psicóloga Fátima Marques ressalta que a atos de violência física e psicológica podem caminhar lado a lado.Para a psicóloga, adultos devem ficar atentos e desmistificar a ideia de que crianças possam estar mentindo ou imaginando coisas que não existem. Fátima Marques avalia que a mentira pode ser um mecanismo de defesa, usado tanto por crianças como por jovens e adultos. E que uma escuta verdadeira pode revelar a verdade.

Segundo levantamento das denúncias feitas por meio do Disque 100, dos 159 mil registros ao longo de 2019 ao serviço de Direitos Humanos, 86,8 mil foram por violações de direitos de crianças ou adolescentes.

A jornalista Patricia Almeida, criadora do Projeto “Eu Me Protejo”, que atua na educação de crianças, para ensiná-las a reconhecer e a se proteger de abusos e agressões, diz que os pequenos que são vítimas de violência geralmente apresentam mudanças no comportamento.

Especialistas apontam que quando o assunto é violência sexual, a maior parte dessas violações é feita por pessoas próximas à vítima, até mesmo no ambiente doméstico. E que em relação à crianças com deficiência, o risco é ainda maior. Patricia Almeida ressalta a importância de conversar amorosamente com as crianças.

Denúncias  sobre violência podem ser feitas por canais como Disque 100 e Ligue 180.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

Procurador-geral da República Augusto Aras toma posse em novo mandato

Durante o discurso de 20 minutos, Aras criticou o que chamou de criminalização da atividade política e destacou o papel do Ministério Público.

Baixar arquivo
Saúde

Nove em cada dez brasileiros querem tomar vacina contra a covid-19

Nove em cada dez brasileiros já tomaram vacina contra covid-19 ou pretendem se imunizar. É isso o que mostra um estudo com 173 mil pessoas, conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar arquivo
Saúde

Chegam em Viracopos mais dois carregamentos de vacina da Pfizer

São dois milhões de doses do imunizante trazidos em dois voos que saíram de Miami na tarde dessa quinta-feira.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação de agosto é a maior da série histórica, R$146,4 bilhões

A arrecadação de tributos federais cresceu 7,25% em agosto de 2021 em relação ao mesmo mês de 2020, isso já descontada a inflação.

Baixar arquivo
Saúde

Variante delta é identificada em 95% de novos casos de covid em SP

Foram identificados 573 casos. Com isso, a cidade de São Paulo contabiliza 2.494 casos da variante desde o primeiro registro da delta, em julho. O restante dos casos, pouco mais de 4% das amostras, era da variante Gama.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP recebe o Salão de Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes

O evento vem em um momento de muita discussão em torno da sustentabilidade sobre o uso de automóveis com combustíveis fósseis e os impactos no meio ambiente.

Baixar arquivo