Especialistas alertam para os sinais de violência contra crianças

Publicado em 14/04/2021 - 15:45 Por Solimar Luz, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O caso de violência no Rio, que levou à morte o menino de Henry, de apenas quatro anos, vítima de múltiplas a graves lesões, além de chocar todo o país, acendeu um alerta: como reconhecer sinais de abuso e maus-tratos contra os pequenos, e o que fazer para protegê-los?

A psicóloga Fátima Marques ressalta que a atos de violência física e psicológica podem caminhar lado a lado.Para a psicóloga, adultos devem ficar atentos e desmistificar a ideia de que crianças possam estar mentindo ou imaginando coisas que não existem. Fátima Marques avalia que a mentira pode ser um mecanismo de defesa, usado tanto por crianças como por jovens e adultos. E que uma escuta verdadeira pode revelar a verdade.

Segundo levantamento das denúncias feitas por meio do Disque 100, dos 159 mil registros ao longo de 2019 ao serviço de Direitos Humanos, 86,8 mil foram por violações de direitos de crianças ou adolescentes.

A jornalista Patricia Almeida, criadora do Projeto “Eu Me Protejo”, que atua na educação de crianças, para ensiná-las a reconhecer e a se proteger de abusos e agressões, diz que os pequenos que são vítimas de violência geralmente apresentam mudanças no comportamento.

Especialistas apontam que quando o assunto é violência sexual, a maior parte dessas violações é feita por pessoas próximas à vítima, até mesmo no ambiente doméstico. E que em relação à crianças com deficiência, o risco é ainda maior. Patricia Almeida ressalta a importância de conversar amorosamente com as crianças.

Denúncias  sobre violência podem ser feitas por canais como Disque 100 e Ligue 180.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

São Paulo recebe o 4º Festival Sesi de Robótica

O evento ocupa o pavilhão da bienal no Parque Ibirapuera e reúne estudantes de todo o país que encontraram soluções inovadoras para problemas do cotidiano.

Baixar arquivo
Cultura

São Paulo: Virada Cultural traz shows em todas as regiões da cidade

A Virada Cultural volta ao formato presencial neste sábado e domingo, na capital paulista. Depois de uma pausa de dois anos em função da pandemia, a expectativa é que as mais de 300 atrações culturais e shows atraiam cerca de dois milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Em junho a bandeira tarifária da conta de luz vai continuar verde

A adoção da bandeira verde significa que não haverá cobrança de taxa extra adicional. A informação foi divulgada pela Aneel Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Cultura

O médico e escritor Paulo Niemeyer Filho é o mais novo imortal na ABL

O médico e escritor Paulo Niemeyer Filho, de 70 anos, toma posse nesta sexta-feira, na Academia Brasileira de Letras.

Baixar arquivo
Saúde

Queijo com probiótico da UFMG pode ajudar com doença no intestino

Os benefícios foram comprovados em experimentos com camundongos. Agora, os pesquisadores precisam de financiamento para realizar testes com humanos. Queijo tem potencial para melhorar qualidade de vida de pessoas que têm colite ulcerativa.

Baixar arquivo
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo