Câmara aprova MP que autoriza barreiras sanitárias em áreas indígenas

Publicado em 27/05/2021 - 15:32 Por Sayonara Moreno - Rádio Nacional - Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (27), a medida provisória que autoriza a Fundação Nacional do Índio (Funai) a montar barreiras sanitárias em áreas indígenas. O objetivo é proteger essas populações do contágio pelo novo coronavírus, por meio de pessoas externas ou mercadorias. Para isso, o controle deve ser feito por servidores do governo federal ou militares, remunerados com diárias da Funai.

No debate em plenário, parlamentares fizeram críticas ao texto, mesmo concordando que a medida é importante. A deputada federal indígena, Joenia Wapichana, da Rede, votou contra a MP. Segundo ela, os indígenas não foram consultados e o texto não contempla todas as necessidades da população. Um dos pontos criticados por ela, é o pagamento de diárias a servidores.

Por outro lado, a medida provisória foi defendida, devido à urgência do tempo, mesmo com ressalvas no texto. O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, do PP, defendeu a aprovação da MP e se comprometeu a aprofundar o debate, em um projeto de lei.

Uma medida provisória semelhante vigorou até o fim de 2020. Depois, outra MP passou a valer em 1º de fevereiro. Por se tratar de medida provisória, a validade máxima é de 120 dias e, por isso, a de fevereiro está prestes a vencer.

A MP em questão foi editada pelo executivo federal, depois que o Supremo Tribunal Federal eterminou, em julho do ano passado, que o governo adotasse uma série de medidas de proteção à população indígena, contra a covid-19.

Na ocasião, foi determinado que as comunidades participassem do planejamento de ações para conter invasores, criar barreiras sanitárias e para conter e monitorar a covid-19 nas comunidades. A decisão do STF foi resultado de uma ação movida por seis partidos políticos, junto com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), que aponta para mais de mil indígenas mortos por covid-19, até o momento.

De acordo com o Ministério da Saúde, até essa quarta-feira (26), 690 indígenas já morreram por covid-19, desde o início da pandemia. Agora aprovada, a MP, que tramita como um projeto de lei, segue para análise no Senado.

Edição: Jéssica Gonçalves / L Pedrosa

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo