Intérpretes de línguas indígenas podem atuar na justiça de Tocantins

Publicado em 18/05/2021 - 16:52 Por Luisa Câmara* - Rádio Nacional - Brasília

Profissionais intérpretes de línguas indígenas e peritos antropólogos podem se credenciar para ajudar no atendimento de indígenas acusados ou condenados por crimes no estado do Tocantins.

As etnias que serão atendidas pelos profissionais são: Karajá, Apinajé, Krahô, Canela do Tocantins, Xerente, Javaé, Karajá Xambioá, Avá-Canoeiro e Krahô-Kanela.

O professor de Antropologia da Universidade de Brasília, Stephen Baines, explica que é importante a contratação desses profissionais para que não ocorra nenhuma injustiça com os indígenas que vão a julgamento.

Para se inscrever, os profissionais precisam responder a um formulário disponível no site do Tribunal da Justiça do Tocantins e ter, no mínimo 21 anos. Os candidatos também tem que apresentar RG, CPF, PIS/PASEP, declaração de que tem pleno conhecimento e concorda com as regras estabelecidas no edital, comprovante de residência atualizado e o certificado ou diploma comprovando a especialização.

A remuneração para os intérpretes será de 192 reais por hora e para os peritos, 46 reais. No caso dos peritos o valor pode aumentar dependendo do grau de complexidade do serviço.  

*Com supervisão de Sheily Noleto.

Edição: Sheily Noleto / L Pedrosa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Ministério de Direitos Humanos lança campanha contra trabalho infantil

12 de junho é o Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. No Brasil, é ilegal qualquer tipo de trabalho realizado por crianças ou adolescentes com menos de 16 anos, independentemente da finalidade ou remuneração.

Baixar arquivo
Geral

Criminoso mais procurado do Rio é morto em ação da Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro capturou neste sábado (12) Wellington da Silva Braga, conhecido como Ecko, chefe da maior milícia em atividade do

Baixar arquivo
Esportes

Seleção venezuelana confirma 12 casos positivos para covid-19

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que foi notificada pela Confederação Sul-americana de Futebol, a Conmebol, nessa sexta-feira (12), de que 12 integrantes da seleção venezuelana de futebol, entre

Baixar arquivo
Geral

Queiroga diz que todos os brasileiros devem ser vacinados este ano

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assegurou neste sábado (12), que todos os brasileiros com mais de 18 anos deverão estar vacinados contra a covid-19 até o final deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor é iluminado de vermelho contra trabalho infantil

O monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, vai ser iluminado com a cor vermelha a partir das 18 horas deste sábado (12).

Baixar arquivo
Geral

Políticos repercutem a morte de Marco Maciel, aos 80 anos

Morreu neste sábado (12), o ex-vice-presidente da República Marco Maciel, aos 80 anos, em Brasília.

O político, nascido em Pernambuco, esteve no cargo entre 1995 e 2002, eleito junto com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele era filiado ao PFL, hoje DEM.

Baixar arquivo