Municípios podem aderir ao pacto para erradicação do trabalho escravo

Publicado em 17/05/2021 - 21:47 Por Gésio Passos, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os municípios brasileiros também vão poder aderir ao Pacto Federativo para Erradicação do Trabalho Escravo. A portaria publicada no dia da abolição da escravidão no país, 13 de maio, ampliou a participação no pacto, que antes era restrito aos estados.

Das 27 unidades da Federação, apenas o Amapá, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e o Rio Grande do Sul não aderiram até o momento ao acordo.

Ao aderir ao pacto pela erradicação, estados e municípios assumem compromisso de garantir o funcionamento pleno da comissão para combater o trabalho escravo, Além da criação de planos específicos para combater o trabalho similar a escravidão, com políticas de prevenção e fiscalização.

Frei Xavier Plassat, membro da Comissão Pastoral da Terra e coordenador da campanha “Olho Aberto para não Virar Escravo”, considera importante a data ampliar o acesso a políticas públicas contra o trabalho escravo.

O pacto foi criado em 2017 pelo Ministério da Justiça e agora está sob responsabilidade do  Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. A adesão ocorre por meio de órgãos encarregados da promoção e defesa de direitos humanos de estados e municípios. Frei Xavier Plassat ressalta que é preciso superar as dificuldades do estado para aplicar a legislação contra a escravidão moderna.

Segundo o observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas, entre 1995 a 2020, mais de 55 mil pessoas foram encontradas em condição de escravidão, sendo que 80% das vítimas eram trabalhadores do setor agropecuário. Em 2020, 942 pessoas foram resgatadas por ações do poder público.               

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo