Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é celebrado neste sábado

Publicado em 12/06/2021 - 08:08 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Além das mortes, da fome, do aumento de problemas sociais e econômicos, a pandemia da Covid-19 também pode colocar, até 2022, cerca de 9 milhões a mais de crianças em risco de trabalho infantil no mundo.

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho. A publicação também destaca o aumento desse tipo de trabalho, pela primeira vez, em 20 anos.

São crianças que, a partir de cinco anos, já começam a atuar em trabalhos perigosos, que podem de alguma forma afetar a saúde e o desenvolvimento intelectual. O estudo mostra que são mais de 160 milhões de meninas e meninos afetados no mundo. Para o consultor do UNICEF para a Proteção à Criança e ao Adolescente, Benedito Rodrigues dos Santos, esse aumento já era esperado e mostrou a necessidade de maior articulação das redes de proteção da infância.

A dificuldade em acabar com esse tipo de exploração ocorre porque, historicamente, o trabalho infantil foi naturalizado e traz ainda a ideia de formação de caráter para muitas famílias. Já o Presidente da Anamatra, Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Luiz Antonio Colussi, reforça a necessidade urgente de toda a sociedade atuar para acabar com o problema e destaca que a exploração ocorre porque crianças e adolescentes não são abarcados pela legislação trabalhista.

O trabalho rural é ainda o que mais explora a mão de obra infantil. 70% dos casos ocorre no setor agrícola, enquanto 20% dos casos ocorrem no setor de serviços, 10% na indústria. O trabalho infantil nas áreas rurais é quase três vezes superior quando comparado com as áreas urbanas.

Edição: Bianca Paiva/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Educação bilíngue de surdos é inserida na LDB da educação nacional

A educação bilíngue é aquela em que a Língua Brasileira de Sinais é considerada a primeira língua, e o português escrito como segunda língua.

Baixar arquivo
Geral

#AprenderParaPrevenir quer alertar sobre riscos de desastres naturais

Com o tema #AprenderParaPrevenir foi lançada, nessa terça-feira, a campanha nacional para conscientizar a população de que é possível reduzir o risco de determinados desastres naturais, como, por exemplo, incêndios florestais.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Anvisa autoriza teste do medicamento Leronlimabe

A Anvisa autorizou, nesta segunda-feira, o estudo clínico para avaliar a segurança e a eficácia do medicamento Leronlimabe. A ideia é usar a droga para tratar pacientes com covid-19 e que tenham desenvolvido quadros moderados de pneumonia.

Baixar arquivo
Segurança

Ministério da Justiça prorroga intervenção penitenciária em Roraima

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública prorrogou, nesta terça-feira, o emprego da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária no estado de Roraima. Esta é a 12º vez que a operação é prorrogada.

Baixar arquivo
Geral

Quadrilha forja acidentes com carros de luxo para ganhar indenizações

Justiça do DF pediu a prisão de oito pessoas, entre empresários e um médico, que ganhavam dinheiro dos seguros planejando acidentes com veículos importados

Baixar arquivo
Política

CPI: reverendo intermediou futura compra de 400 milhões de vacinas

Fundador da ONG Secretaria Nacional de Assuntos Religiosos, Amilton de Paula afirmou aos senadores que sua atuação se limitou a indicar para o Ministério da Saúde alguém que teria imunizantes para vender.

Baixar arquivo