Delegadas farão curso para se capacitarem contra violência doméstica

Publicado em 20/07/2021 - 14:47 Por Maira Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos lançou nesta terça-feira (20) um curso para capacitar delegadas de polícias civis na prevenção e enfrentamento de crimes e violência doméstica.

O curso vai apresentar a 54 delegadas de todos os estados e do Distrito Federal o Formulário Nacional de Avaliação de Risco, em que buscam mapear a situação da vítima, do agressor e o histórico de violência na relação.

A abertura do curso contou com a ministra Damares Alves que destacou a importância de não relativizar a violência contra a mulher. Para ela, o formulário afasta a subjetividade da violência contra a mulher deixando claro o que é violência doméstica.

Ainda na cerimônia, a delegada-geral do Rio Grande do Norte, Ana Cláudia Saraiva Gomes, lembrou a necessidade e importância num período de pandemia em que os registros de feminicídio aumentaram.

Entre as informações a serem coletadas nas delegacias com a ajuda desse formulário, estão: se a vítima está grávida; se o autor da agressão tem acesso a armas; se o autor da violência faz uso de drogas ou álcool; se os filhos já presenciaram as agressões.

De acordo com as respostas, o agressor pode ser afastado de casa, ou mesmo a mulher pode ser encaminhada a um abrigo. O autor da violência pode ainda ser encaminhado ao programa de reflexão psicossocial e orientação das partes para serviços de emprego e renda.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Incêndio em clínica de reabilitação causa morte em Nova Iguaçu (RJ)

Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro informou que foi acionado para a ocorrência por volta das 20h. Além da vítima fatal, foi feito o socorro de outros quatro feridos.
 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório da ONU aponta fracasso humano no combate à mudanças no clima

O relatório Estado do Clima lançado nesta quarta-feira (18) destaca recordes alarmantes atingidos em 2021 em várias frentes: aumento do nível do mar, aquecimento dos oceanos, concentração de gases de efeito estufa e acidificação dos oceanos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Por dia, cerca de 100 crianças são estupradas no Brasil

Nesta quarta-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o mês, é lembrado como Maio Laranja, para chamar atenção para esse tipo de violência.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina para Aids é um dos grandes desafios da medicina moderna

Esta quarta-feira é o "Dia de Conscientização sobre a Necessidade de Vacina contra a Aids". Segundo o biomédico Jefferson Russo Victor, as técnicas atuais de imunização não funcionam contra o HIV.

Baixar arquivo
Política

TCU retoma julgamento sobre privatização da Eletrobras

Reunião ocorre nesta quarta-feira (18). O governo estimou em R$ 67 bilhões o valor das ações. Segundo ministro do TCU, o valor deveria ser de R$ 130 bilhões, quase o dobro do estipulado pelo governo.

Baixar arquivo
Saúde

Consumo de álcool entre jovens cai 26% em 2021

O dado, relativo a brasileiros de 18 a 24 anos, foi levantado pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), que analisou a série histórica do Vigitel, levantamento do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo