Delegadas farão curso para se capacitarem contra violência doméstica

Publicado em 20/07/2021 - 14:47 Por Maira Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos lançou nesta terça-feira (20) um curso para capacitar delegadas de polícias civis na prevenção e enfrentamento de crimes e violência doméstica.

O curso vai apresentar a 54 delegadas de todos os estados e do Distrito Federal o Formulário Nacional de Avaliação de Risco, em que buscam mapear a situação da vítima, do agressor e o histórico de violência na relação.

A abertura do curso contou com a ministra Damares Alves que destacou a importância de não relativizar a violência contra a mulher. Para ela, o formulário afasta a subjetividade da violência contra a mulher deixando claro o que é violência doméstica.

Ainda na cerimônia, a delegada-geral do Rio Grande do Norte, Ana Cláudia Saraiva Gomes, lembrou a necessidade e importância num período de pandemia em que os registros de feminicídio aumentaram.

Entre as informações a serem coletadas nas delegacias com a ajuda desse formulário, estão: se a vítima está grávida; se o autor da agressão tem acesso a armas; se o autor da violência faz uso de drogas ou álcool; se os filhos já presenciaram as agressões.

De acordo com as respostas, o agressor pode ser afastado de casa, ou mesmo a mulher pode ser encaminhada a um abrigo. O autor da violência pode ainda ser encaminhado ao programa de reflexão psicossocial e orientação das partes para serviços de emprego e renda.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo