Projeto Voo Livre marca o Dia de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Publicado em 29/07/2021 - 22:06 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No Brasil, a cada três dias, uma pessoa é presa pela Polícia Federal por crimes contra os Direitos Humanos. Um deles, é o tráfico de pessoas. Prevenir esse tipo de crime é a ideia do projeto Voo Livre, lançado pela PF nesta quinta-feira, para marcar o Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, celebrado nesta sexta, 30 de julho.

Por meio da iniciativa, aeroportuários, aeroviários e tripulantes vão participar de treinamentos com agentes da Policia Federal e especialistas, para contribuir com a identificação de situações de casos de tráfico de pessoas ou contrabando de imigrantes.

O Chefe da Divisão de Direitos Humanos da Polícia Federal, delegado Daniel Daher, diz o projeto quer estreitar os laços da PF com outros órgãos e representantes da sociedade civil, e assim reprimir uma série de delitos que estão interligados. A primeira empresa aérea a passar pelo treinamento será a Latam.

A ideia do projeto é capacitar quem trabalha nos aeroportos a perceber vítimas desses tipos de crimes no check in, embarque, a bordo das aeronaves e no desembarque.

O delegado Daniel Daher alerta que não existem estereótipos ou perfis suspeitos e sim situações e comportamentos suspeitos. Daniel Daher orienta ainda que, ao perceber uma atitude suspeita, a pessoa deve procurar as autoridades policiais. 

A Polícia Federal possui postos de atendimento nos principais aeroportos do país. Outra opção é fazer uma denúncia no Disque 100, que funciona 24 horas nos sete dias da semana. O denunciante não precisa se identificar.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

Procurador-geral da República Augusto Aras toma posse em novo mandato

Durante o discurso de 20 minutos, Aras criticou o que chamou de criminalização da atividade política e destacou o papel do Ministério Público.

Baixar arquivo
Saúde

Nove em cada dez brasileiros querem tomar vacina contra a covid-19

Nove em cada dez brasileiros já tomaram vacina contra covid-19 ou pretendem se imunizar. É isso o que mostra um estudo com 173 mil pessoas, conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar arquivo
Saúde

Chegam em Viracopos mais dois carregamentos de vacina da Pfizer

São dois milhões de doses do imunizante trazidos em dois voos que saíram de Miami na tarde dessa quinta-feira.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação de agosto é a maior da série histórica, R$146,4 bilhões

A arrecadação de tributos federais cresceu 7,25% em agosto de 2021 em relação ao mesmo mês de 2020, isso já descontada a inflação.

Baixar arquivo
Saúde

Variante delta é identificada em 95% de novos casos de covid em SP

Foram identificados 573 casos. Com isso, a cidade de São Paulo contabiliza 2.494 casos da variante desde o primeiro registro da delta, em julho. O restante dos casos, pouco mais de 4% das amostras, era da variante Gama.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP recebe o Salão de Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes

O evento vem em um momento de muita discussão em torno da sustentabilidade sobre o uso de automóveis com combustíveis fósseis e os impactos no meio ambiente.

Baixar arquivo