Relatório aponta pobreza e desemprego como risco ao tráfico de pessoas

Publicado em 29/07/2021 - 15:08 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Mais de 15.800 trabalhadores foram resgatados de condições semelhantes à escravidão aqui no Brasil, entre os anos de 2017 e 2020. Nesse período, 121 pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal.

Esses números constam de um Relatório Nacional apresentado nesta quinta-feira pelo Ministério da Justiça, para marcar o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Imigrantes, celebrado nesta sexta-feira.

O Ministério da Justiça estabeleceu também um acordo de cooperação junto com os Ministérios da Cidadania e da Saúde e acordos internacionais de cooperação com a União Européia e os EUA.

O crime de tráfico de pessoas é o terceiro maior delito no mundo e ocorre quando os traficantes se aproveitam de vulnerabilidades de pessoas: mulheres, crianças, adolescentes, muitas vezes com promessas enganosas de trabalho e renda.

O relatório nacional sobre tráfico de pessoas aponta que a pobreza e o desemprego são dois dos grandes fatores de risco a esse crime. Pardos e Pretos constituem a maioria das vítimas, sendo 63% delas atendidas pelos núcleos de segurança pública e postos de saúde.

Nesse sentido, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Rafael Camara Parente, afirma que a parceria do Ministério da Saúde com o Ministério da Justiça é importante, uma vez que em algumas cidades os postos de saúde são a única porta de entrada do cidadão em busca de ajuda.

Cabe lembrar ainda que as pessoas podem denunciar situações de tráfico de pessoas ou violações de direitos humanos no disque 100 ou 180.

 

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo