Prefeitura do Rio lança passagem para mulheres vítimas de violência

Publicado em 31/08/2021 - 15:17 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro lançou, nesta terça-feira, o Move-Mulher. É um cartão gratuito, carregado com seis passagens, para garantir a mobilidade de vítimas de violência doméstica e familiar que, em muitos casos,  não dispõem de recursos para deixar o local onde sofrem abusos e buscar ajuda. A ideia é que consigam chegar a um dos centros especializados de atendimento em busca de socorro porque não têm sequer o dinheiro para a passagem.
Durante a live de lançamento do programa, o prefeito Eduardo Paes  disse que esta é uma medida importante na luta contra a violência que tem vitimado tantas mulheres. Dados do ISP,  Instituto de Segurança Pública do estado, apontam que mais de 250 mulheres foram vítimas de violência por dia, no Rio de Janeiro, durante o isolamento social em 2020. Cerca de 61% desses casos ocorreram dentro das residências.

Na primeira etapa do programa  1.650 mulheres serão atendidas. Cada uma poderá receber até três cartões. O benefício é direcionado a mulheres que vivem na cidade do Rio,  fazem parte de famílias que têm renda de meio salário mínimo e  tenham 18 anos ou mais, exceto no caso de adolescentes que são mães.

O cartão Move-Mulher pode ser solicitado junto a espaços de atendimento à mulher, espalhados em diversos pontos da cidade. Os endereços estão disponíveis na página da Prefeitura na internet ou pelo telefone 1746.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo