Programa Criança Protegida é lançado no Paraná

Publicado em 02/08/2021 - 21:11 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos lançou nessa segunda-feira o programa Criança Protegida no estado do Paraná. A iniciativa oferece aos estados formação e capacitação de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, para melhorar o atendimento e a assistência aos menores de idade que tiverem os direitos violados. Esses profissionais fazem parte dos sistemas de saúde e de educação, além de policiais e agentes da justiça.

A ministra Damares Alves anunciou, ainda, a entrega de 30 veículos aos 28 Conselhos Tutelares paranaenses. Damares destacou a importância de equipar a rede de proteção a crianças e adolescentes, para reduzir os casos de violência contra essa parcela da população.

A ministra também assinou o protocolo de intenções para a criação do Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência.

O secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, afirmou que, para registrar os casos de violência e responsabilizar os agressores, é preciso ouvir o depoimento da criança pelo menos oito vezes. De acordo com ele, isso é mais um ato de violência, porque revitimiza o menor de idade. Cunha destacou que a melhor solução é abrir centros de atendimento integrado.

Desde o começo do ano o Paraná já registra cerca de duas mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Desse total, mais de 500 ocorreram na capital, Curitiba.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Polícia e MP fazem operação contra traficantes que criaram "delivery"

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro realizam, nesta sexta-feira, uma operação contra traficantes, que criaram um serviço de delivery para venda de drogas em áreas nobres da Barra da Tijuca e da Zona Sul carioca.

Baixar arquivo
Saúde

Rio volta a suspender aplicação da CoronaVac

A decisão, que entrou em vigor nesta sexta-feira (17), foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde, que aguarda agora a liberação de um lote com 166 mil vacinas, suspenso de forma cautelar pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Baixar arquivo
Esportes

CRB e Vasco ficam no empate pela Série B

CRB e Vasco empataram em 1 a 1. Cruzeiro e Operário (PR) também ficaram no 1 a 1. O Remo venceu o Avaí por 2 a 1.

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde muda recomendação sobre vacinação de adolescentes

Porém, os conselhos que representam os secretários estaduais e municipais de Saúde defenderam a continuidade da vacinação na faixa etária de 12 a 17 anos e disseram que não foram consultados sobre a mudança. Para eles, a decisão não tem base técnica e científica, e coloca em risco a principal ação de controle da pandemia, que é a vacinação.

Baixar arquivo
Geral

Começam as celebrações da Semana Nacional do Transito

No Distrito Federal, as atividades começam um dia antes, nesta sexta-feira, no Museu da República. Estão previstas palestras com foco na segurança no trânsito, atividades com jogos educativos e apresentações artísticas.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz entrega 2,1 milhões de vacinas ao Ministério da Saúde

A Fiocruz voltou fornecer os  imunizantes na segunda-feira, após duas semana de interrupção devido a atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo, que é importado da China.

Baixar arquivo