Sete mil crianças e adolescentes são mortos a cada ano, diz Unicef

Publicado em 22/10/2021 - 16:19 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Sete mil crianças e adolescentes, em média, são mortos a cada ano no Brasil. E 45 mil meninos e meninas sofrem violência sexual no país anualmente, desde 2016.

Os dados são do Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, lançado nesta sexta-feira pelo Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O documento traz uma análise inédita a partir de boletins de ocorrência nos 26 estados e do Distrito Federal. 

Das 35 mil mortes violentas de pessoas até 19 anos, identificadas entre 2016 e 2020, cerca de 20 por dia, mais de 31 mil tinham entre 15 e 19 anos.

No total de crianças de até nove anos mortas de forma violenta, mais da metade, ou 56%, eram negras, uma a cada três vítimas era menina, 40% morreram dentro de casa, e, quase a metade, 46% das mortes, ocorreram pelo uso de arma de fogo.

A representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, analisa o que pode ser feito para prevenir esses crimes, como denúncia as autoridades.

Já a violência sexual é um crime que acontece mais na infância e no início da adolescência. Os dados apresentados são do período entre 2017 e 2020, quando foram registrados quase 180 mil casos de estupro com vítimas de até 19 anos, sendo um a cada três em crianças de até 10 anos. 

Quase 80% das vítimas são meninas entre 10 e 14 anos de idade. No caso dos meninos, o crime se concentra na infância, especialmente entre 3 e 9 anos de idade.

E quando há informações sobre a autoria dos crimes, mais de 85% eram pessoas conhecidas da família, como explica a diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno.

Em 2020, ano em que começou a pandemia de covid-19, houve uma queda no número de registros de violência sexual. Mas os analistas acreditam que isso se deve ao período de isolamento social mais forte no Brasil, o que pode representar subnotificação.

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo