Cartilha com dicas para evitar desaparecimento de crianças é lançada

Publicado em 28/10/2021 - 09:45 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro, em parceria com o programa SOS Crianças Desaparecidas, lançou nesta quinta-feira uma cartilha de prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes. A publicação traz dicas de como evitar e agir em casos de desaparecimento.

O defensor Rodrigo Azambuja, coordenador da Infância e Juventude, da Defensoria Pública do Rio, enfatiza que a cartilha é mais um instrumento para evitar, ao máximo, o desaparecimento de crianças e adolescentes para ele uma das formas mais traumáticas de violência.

A publicação também mostra a importância da emissão da carteira de identidade, que é um documento com foto e a impressão digital da criança, e do uso de pulseiras de identificação.

O lançamento da cartilha marca também o aniversário de 25 anos do programa SOS Crianças Desaparecidas, da Fundação para a Infância e Adolescência, que já ajudou na localização de mais de três mil crianças e adolescentes, 85% dos cadastrados na base de dados do projeto. Cerca de 568 casos ainda permanecem sem resolução.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Pesquisa da UFAP estuda benefícios de plantas na saúde da mulher

Plantas medicinais usadas por comunidades tradicionais no tratamento de distúrbios menstruais e infecções ginecológicas podem contribuir como recursos alternativos complementares em prol da saúde da mulher. 

Baixar arquivo
Esportes

Abner Teixeira é eleito para Comissão de Atletas de Boxe

Abner Teixeira, medalhista olímpico na categoria mais de 91 quilos, foi eleito esta semana entre 26 candidatos de diversos países juntamente com mais 9 boxeadores.

Baixar arquivo
Cultura

Rádio Nacional celebra 64 anos com programa direto do Parque da Cidade

Em celebração aos 64 anos da Rádio Nacional de Brasília será realizado um programa direto do Parque da Cidade neste sábado, dia 28 de maio, três dias antes do aniversário da emissora.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

STF adia decisão sobre acordo coletivo no transporte

O Supremo Tribunal Federal adiou, nesta quinta-feira, a conclusão do julgamento que vai decidir se as convenções coletivas que tratam de direitos não previstos na Constituição prevalecem sobre as leis trabalhistas. 

Baixar arquivo
Justiça

PGR arquiva pedido de investigação contra Alexandre de Moraes

Na semana passada Bolsonaro entrou com a ação na PGR, que é semelhante à queixa-crime por abuso de autoridade protocolada no STF contra Moraes e rejeitada pelo ministro Dias Toffoli. 

Baixar arquivo
Saúde

Planos de Saúde: ANS autoriza reajuste mais alto da história, 15,5%

A maioria dos diretores da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, decidiu que as operadoras de saúde podem reajustar o valor da mensalidade dos planos individuais e familiares em até 15,5%. Foram 4 votos a 1.

Baixar arquivo