Comissão na Câmara debate avanço da fome no Brasil

Insegurança alimentar afeta mais da metade da população em 2021

Publicado em 05/10/2021 - 15:47 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A crise sanitária causada pela pandemia da covid-19, a inflação e o desemprego são apontados como algumas das razões para o avanço da fome no Brasil. O assunto foi tema de uma Comissão Geral, na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (5).

O deputado Roberto de Lucena, do Podemos de São Paulo, autor do requerimento para o debate, destacou dados do IBGE que mostram que, em 2021, mais da metade da população sofreu com algum grau de insegurança alimentar; e pelo menos 15% têm dificuldade em encontrar o que comer diariamente.

Um dos participantes do debate, o diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial da Alimentos da ONU, Daniel Balaban, disse que a pandemia agravou o problema, mas não é a causa inicial. Para ele, o país deve investir em políticas de transferência de renda.

Na avaliação da ex-ministra e economista Tereza Campello, o quadro tende a piorar; e, por isso, o país precisa de ações de escala nacional.

O presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, Elias de Souza Oliveira, lembrou que hoje os municípios são responsáveis por aproximadamente 90% dos investimentos no Sistema Único de Assistência Social, mas convivem com uma redução de 60% nos recursos para financiamento.

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo