Dia Internacional da Menina foi instituído pela ONU em 2011

Publicado em 11/10/2021 - 10:27 Por Rádio Nacional - Brasília

Reconhecer “os direitos das meninas e os desafios únicos que elas enfrentam em todo o mundo” é o objetivo do Dia Internacional da Menina, celebrado em 11 de outubro. A data foi criada em 2011 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. A resolução que criou o dia destaca a importância das meninas para o crescimento econômico mundial.

A ONU defende que as adolescentes precisam ser empoderadas enquanto estão amadurecendo. Investir no potencial delas é apontado como uma medida importante para a igualdade de gênero.

De acordo com dados da ONU, em todo o mundo, quase uma em cada quatro garotas de 15 a 19 anos não tem emprego, nem estuda. No caso da falta de segurança, uma em cada três mulheres já sofreu alguma violência física ou sexual. 

Em 2020, o Fundo de População das Nações Unidas divulgou um relatório que aponta 19 práticas prejudiciais à vida das meninas. Entre elas, a mutilação genital, o casamento infantil e a preferência das famílias por uma criança do sexo masculino.

Os números mostram que mais de quatro milhões de meninas no mundo correm o risco de mutilação. Quanto aos casamentos, um em cada cinco envolve uma noiva criança. No caso da preferência por filho, isso já resultou em um déficit de cerca de 140 milhões de mulheres no mundo.

Em 2020, a campanha do Dia Internacional da Menina focou na vida livre da violência de gênero e doenças sexualmente transmissíveis, no aprendizado de novas habilidades para o futuro que elas escolherem e na liderança com uma geração de ativistas em busca de mudança social.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Apresentação: Márcia Dias

Edição: Sheily Noleto / Nathália Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: Maré deve concluir campanha de vacinação em massa contra covid

O mutirão para aplicação da segunda dose teve início na quinta-feira (14) e está sendo realizado em clínicas da família e associações de moradores. A mutirão começou às 8h e segue até 17h. 

Baixar arquivo
Geral

INSS publica novo calendário para prova de vida

A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o final deste ano. Os aposentados e pensionistas que não realizaram o procedimento continuam recebendo o benefício.

Baixar arquivo