Dia Internacional da Menina foi instituído pela ONU em 2011

Publicado em 11/10/2021 - 10:27 Por Rádio Nacional - Brasília

Reconhecer “os direitos das meninas e os desafios únicos que elas enfrentam em todo o mundo” é o objetivo do Dia Internacional da Menina, celebrado em 11 de outubro. A data foi criada em 2011 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. A resolução que criou o dia destaca a importância das meninas para o crescimento econômico mundial.

A ONU defende que as adolescentes precisam ser empoderadas enquanto estão amadurecendo. Investir no potencial delas é apontado como uma medida importante para a igualdade de gênero.

De acordo com dados da ONU, em todo o mundo, quase uma em cada quatro garotas de 15 a 19 anos não tem emprego, nem estuda. No caso da falta de segurança, uma em cada três mulheres já sofreu alguma violência física ou sexual. 

Em 2020, o Fundo de População das Nações Unidas divulgou um relatório que aponta 19 práticas prejudiciais à vida das meninas. Entre elas, a mutilação genital, o casamento infantil e a preferência das famílias por uma criança do sexo masculino.

Os números mostram que mais de quatro milhões de meninas no mundo correm o risco de mutilação. Quanto aos casamentos, um em cada cinco envolve uma noiva criança. No caso da preferência por filho, isso já resultou em um déficit de cerca de 140 milhões de mulheres no mundo.

Em 2020, a campanha do Dia Internacional da Menina focou na vida livre da violência de gênero e doenças sexualmente transmissíveis, no aprendizado de novas habilidades para o futuro que elas escolherem e na liderança com uma geração de ativistas em busca de mudança social.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Apresentação: Márcia Dias

Edição: Sheily Noleto / Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo

Por ano, são mais de 70 milhões de descargas elétricas registradas no país.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Telescópio James Webb chega a seu destino no espaço neste domingo

Neste domingo, o telescópio espacial James Webb deve, finalmente, chegar ao local onde ele vai ficar no espaço. É um ponto chamado Lagrange 2 ou L2, no limite de influência da gravidade do planeta Terra. A viagem até lá começou no dia de Natal do ano passado.

Baixar arquivo
Esportes

Com nove reforços, Flamengo apresenta equipe feminina para 2022

Rubro-Negro inicia temporada no próximo dia 6, na Supercopa do Brasil.

Baixar arquivo
Economia

C6 Bank, BMG e BTG Pactual são os bancos com mais reclamações, diz BC

Segundo o Banco Central, cobranças indevidas no cartão de crédito, problema com segurança e sigilo dos dados dos clientes ocupam o topo da lista no quesito de reclamações.

Baixar arquivo
Política

AGU cobra informações sobre vacinação infantil no país

Cobrança surge após caso da vacinação inadequada contra a Covid-19 feita em crianças de Lucena, na Paraíba. Na cidade, crianças receberam doses vencidas e de dosagem para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 1 milhão de pessoas são portadoras de vitiligo no Brasil

A doença não é contagiosa e é caracterizada pela perda de pigmentação da pele que provoca áreas brancas. Autoestima dos portadores ainda esbarra no preconceito que existe na população.

Baixar arquivo