Ferramenta conecta crianças e adolescentes ao Disque 100

Publicado em 14/10/2021 - 09:02 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em parceria com a Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância, lançou o aplicativo ‘SABE – conhecer, aprender e proteger’. 

A ferramenta interativa conecta o público infanto-juvenil diretamente ao Disque 100. O objetivo é facilitar a comunicação e pedido de ajuda em situações de violações de direitos humanos. 

O anúncio foi feito durante evento em celebração ao Dia da Criança na tarde desta quarta-feira, junto a outras ações para o fortalecimento dos direitos do público infanto juvenil.

Segundo o governo federal, de janeiro a setembro deste ano, mais de 119 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes foram registradas no Disque 100. Em 94% dos casos foram adultos que realizaram as denúncias.

O secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, destacou que esse grupo vulnerável já é o que mais sofre violência no país. Para o dirigente, o aplicativo SABE vai ajudar a mudar essa realidade. 

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, ressaltou que a ferramenta veio para auxiliar uma demanda de crianças e adolescentes junto ao Disque Direitos Humanos.

Também em parceria com a Ouvidoria Nacional foi anunciado um novo canal de denúncia exclusivo para profissionais de educação: é o Disque 1510, número que faz referência ao Dia do Professor. O telefone conecta esses profissionais, que são aliados do poder público na percepção de sinais que identificam violência ou maus tratos, ao atendimento especializado do Disque 100.

Durante o evento, a ministra Damares Alves também anunciou, com o ministro da Justiça, Anderson Torres, a elaboração de estudo sobre qualificação de conteúdos para crianças e adolescentes. Já com o ministro da Cidadania, João Roma, Damares Alves divulgou abertura de prazo para novas adesões ao programa Criança Feliz.

Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo