Ferramenta conecta crianças e adolescentes ao Disque 100

Publicado em 14/10/2021 - 09:02 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em parceria com a Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância, lançou o aplicativo ‘SABE – conhecer, aprender e proteger’. 

A ferramenta interativa conecta o público infanto-juvenil diretamente ao Disque 100. O objetivo é facilitar a comunicação e pedido de ajuda em situações de violações de direitos humanos. 

O anúncio foi feito durante evento em celebração ao Dia da Criança na tarde desta quarta-feira, junto a outras ações para o fortalecimento dos direitos do público infanto juvenil.

Segundo o governo federal, de janeiro a setembro deste ano, mais de 119 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes foram registradas no Disque 100. Em 94% dos casos foram adultos que realizaram as denúncias.

O secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, destacou que esse grupo vulnerável já é o que mais sofre violência no país. Para o dirigente, o aplicativo SABE vai ajudar a mudar essa realidade. 

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, ressaltou que a ferramenta veio para auxiliar uma demanda de crianças e adolescentes junto ao Disque Direitos Humanos.

Também em parceria com a Ouvidoria Nacional foi anunciado um novo canal de denúncia exclusivo para profissionais de educação: é o Disque 1510, número que faz referência ao Dia do Professor. O telefone conecta esses profissionais, que são aliados do poder público na percepção de sinais que identificam violência ou maus tratos, ao atendimento especializado do Disque 100.

Durante o evento, a ministra Damares Alves também anunciou, com o ministro da Justiça, Anderson Torres, a elaboração de estudo sobre qualificação de conteúdos para crianças e adolescentes. Já com o ministro da Cidadania, João Roma, Damares Alves divulgou abertura de prazo para novas adesões ao programa Criança Feliz.

Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Células de defesa criadas por outros vírus podem proteger contra covid

pesquisa realizada pelo Imperial College pode ajudar no desenvolvimento de novas vacinas que atuem diretamente na proteína interna do vírus.

Baixar arquivo
Esportes

IBSA divulga calendário completo para o judô paralímpico em 2022

Entre os eventos previstos, há três etapas do Grand Prix, incluindo uma inédita no Brasil, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol dessa terça

Copa das Nações Africanas, Malawi empatou com o Senegal em 0 a 0, Zimbábue venceu Guiné por 2 a 1, Gabão e Marrocos empataram em 2 a 2, Gana perdeu para Comores por 3 a 2.  

Baixar arquivo
Educação

Inmetro alerta para padrões de qualidade de materiais escolares

O Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, definiu padrões de qualidade e segurança para 25 artigos usados nas aulas.

Baixar arquivo
Economia

Carros para taxistas e pessoas com deficiência terão novas isenções

O sistema que prevê isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, na compra de veículos novos de até 2 mil cilindradas por taxistas e pessoas com deficiência passou por mudanças e começa 2022 com regras revisadas. 

Baixar arquivo
Economia

Turismo arrecadou em novembro de 2021 quase 20% a mais que em 2020

Pesquisa do Conselho de Turismo da Fecomercio-SP, com base nos dados do IBGE, aponta que o turismo nacional faturou cerca de R$ 14 bilhões em novembro, aumento de 19,3% em relação ao mesmo período de 2020.

Baixar arquivo