Mão Amiga: projeto cria moeda de plástico para ajudar moradores de rua

Publicado em 11/10/2021 - 10:25 Por Igor Cardim - Estagiário da Rádio Nacional* - Brasília

Pelo menos 221 mil pessoas estão em condições de rua no Brasil, segundo pesquisa do Ipea, o Instituto de Pesquisa Aplicada, de março de 2020, antes da Pandemia.

Um grupo de voluntários que já existia desde 2009, em Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, chamado, Associação Mão Amiga, resolveu mudar um pouco a realidade dessas pessoas na cidade.

No meio do ano passado, durante a Pandemia, assumiram a gestão de um restaurante comunitário da cidade, em parceria com a Prefeitura, que paga os funcionários e com a Secretaria de Agricultura que fornece as frutas, verduras e vegetais, inclusive o excedente vai para os outros projetos da associação.

A refeição custava R$ 1, mas os voluntários notaram que muitos frequentadores que tinham condições de pagar pelo almoço ocupavam a vaga de quem não tinha recursos.

Para incentivar, principalmente as pessoas em situação de rua e refugiados a frequentarem o restaurante, o projeto desenvolveu uma maneira própria de pagamento.

São moedas de plástico que simbolicamente valem R$ 1 e podem ser trocadas apenas no restaurante comunitário. A ideia veio de um taxista da cidade que via muitas pessoas pedirem dinheiro para comer.

O projeto colocou pontos de venda das moedas em escolas e fez um trabalho de conscientização com os estudantes. Assim, as pessoas compram a moeda de plástico e doam para aqueles que precisam. O dinheiro é revertido para melhorias no próprio projeto.

Além da alimentação o Mão Amiga, faz mutirões de capacitação para que essas pessoas voltem ao mercado de trabalho.

A voluntária Geni Onzi está desde o início do projeto e conta que além de dar o alimento, a ideia é recuperar a dignidade dessas pessoas:

A Associação cuida, ao todo, de 21 projetos na cidade, alguns voltados para idosos, em centros de convivência, outros na educação de crianças.

O site da associação é o maoamigacaxias.org.br

*Com supervisão de Raquel Mariano

 

Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Telescópio James Webb chega a seu destino no espaço neste domingo

Neste domingo, o telescópio espacial James Webb deve, finalmente, chegar ao local onde ele vai ficar no espaço. É um ponto chamado Lagrange 2 ou L2, no limite de influência da gravidade do planeta Terra. A viagem até lá começou no dia de Natal do ano passado.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Universo: telescópio James Webb chega ao espaço pronto para revolução

A Nasa lançou o novo telescópio espacial James Webb há quase um mês, no Dia de Natal. Mas só neste domingo, 23 de janeiro, ele deve chegar ao local em que vai ficar no espaço. 

Baixar arquivo
Esportes

Com nove reforços, Flamengo apresenta equipe feminina para 2022

Rubro-Negro inicia temporada no próximo dia 6, na Supercopa do Brasil.

Baixar arquivo
Economia

C6 Bank, BMG e BTG Pactual são os bancos com mais reclamações, diz BC

Segundo o Banco Central, cobranças indevidas no cartão de crédito, problema com segurança e sigilo dos dados dos clientes ocupam o topo da lista no quesito de reclamações.

Baixar arquivo
Política

AGU cobra informações sobre vacinação infantil no país

Cobrança surge após caso da vacinação inadequada contra a Covid-19 feita em crianças de Lucena, na Paraíba. Na cidade, crianças receberam doses vencidas e de dosagem para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 1 milhão de pessoas são portadoras de vitiligo no Brasil

A doença não é contagiosa e é caracterizada pela perda de pigmentação da pele que provoca áreas brancas. Autoestima dos portadores ainda esbarra no preconceito que existe na população.

Baixar arquivo