Mão Amiga: projeto cria moeda de plástico para ajudar moradores de rua

Publicado em 11/10/2021 - 10:25 Por Igor Cardim - Estagiário da Rádio Nacional* - Brasília

Pelo menos 221 mil pessoas estão em condições de rua no Brasil, segundo pesquisa do Ipea, o Instituto de Pesquisa Aplicada, de março de 2020, antes da Pandemia.

Um grupo de voluntários que já existia desde 2009, em Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, chamado, Associação Mão Amiga, resolveu mudar um pouco a realidade dessas pessoas na cidade.

No meio do ano passado, durante a Pandemia, assumiram a gestão de um restaurante comunitário da cidade, em parceria com a Prefeitura, que paga os funcionários e com a Secretaria de Agricultura que fornece as frutas, verduras e vegetais, inclusive o excedente vai para os outros projetos da associação.

A refeição custava R$ 1, mas os voluntários notaram que muitos frequentadores que tinham condições de pagar pelo almoço ocupavam a vaga de quem não tinha recursos.

Para incentivar, principalmente as pessoas em situação de rua e refugiados a frequentarem o restaurante, o projeto desenvolveu uma maneira própria de pagamento.

São moedas de plástico que simbolicamente valem R$ 1 e podem ser trocadas apenas no restaurante comunitário. A ideia veio de um taxista da cidade que via muitas pessoas pedirem dinheiro para comer.

O projeto colocou pontos de venda das moedas em escolas e fez um trabalho de conscientização com os estudantes. Assim, as pessoas compram a moeda de plástico e doam para aqueles que precisam. O dinheiro é revertido para melhorias no próprio projeto.

Além da alimentação o Mão Amiga, faz mutirões de capacitação para que essas pessoas voltem ao mercado de trabalho.

A voluntária Geni Onzi está desde o início do projeto e conta que além de dar o alimento, a ideia é recuperar a dignidade dessas pessoas:

A Associação cuida, ao todo, de 21 projetos na cidade, alguns voltados para idosos, em centros de convivência, outros na educação de crianças.

O site da associação é o maoamigacaxias.org.br

*Com supervisão de Raquel Mariano

 

Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo