Rio registra quase o dobro de casos de racismo no primeiro semestre

Publicado em 20/11/2021 - 15:01 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os registros de crimes de racismo e discriminação contra etnia, religião e nacionalidade no estado do Rio de Janeiro quase que dobraram no primeiro semestre de 2021, na comparação com o mesmo período de 2019.

Levantamento divulgado pelo ISP, o Instituto de Segurança Pública, neste sábado, por ocasião do Dia da Consciência Negra, aponta que o número de vítimas de racismo subiu de 43 para 82.

Já no caso de injúria por preconceito, que engloba crimes cometidos contra raça, cor, religião, origem, pessoa idosa ou com deficiência, o crescimento foi de 17% no mesmo período.

Na avaliação do ISP, essa alta pode ser fruto da maior conscientização da população, que deixou de naturalizar muitos atos preconceituosos.

Para a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, a comunicação dos crimes para as autoridades é fundamental para garantir a punição dos autores, mas também para que o instituto consiga produzir estatísticas que traduzam bem a realidade. Ela acredita que o aumento dos crimes raciais em 2021 pode representar o crescimento da consciência das vítimas de que elas podem procurar uma delegacia, e que o preconceito é crime.

A presidente do ISP informou que o ano de 2020 foi descartado da análise porque muitas pessoas podem ter deixado de fazer a denúncia por causa do isolamento social para evitar a propagação do coronavírus.

Na sexta-feira, o ISP e o Detran do Rio lançaram a cartilha RJ sem Racismo, com informações para auxiliar as pessoas a identificarem que estão sendo vítimas de crimes raciais e as formas de denúncia.

Basta procurar a delegacia mais próxima ou ainda fazer o registro de forma on-line, no site delegaciaonline.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é promulgada pelo Congresso Nacional

A proposta aprovada possibilita a mudança no cálculo do teto de gastos e abre um espaço de R$ 106 bilhões no Orçamento da União. Parte dos recursos deverá custear o Auxílio Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan vai doar 400 mil vacinas de gripe para o Rio de Janeiro

A cidade está com imunização parada há seis dias, por falta de vacinas, e teve 21 mil casos da doença diagnosticados nas últimas três semanas.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo