SP: Lei obriga condomínios a denunciarem casos de violência doméstica

Publicado em 15/11/2021 - 14:53 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Entrou em vigor no estado de São Paulo, a lei que obriga os condomínios residenciais e comerciais a denunciarem casos de violência doméstica ou familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos.

De acordo com a lei, que foi sancionada há dois meses, os síndicos serão obrigados a comunicarem aos órgãos de segurança pública, dentro de 24 horas, qualquer indício de violência doméstica nas dependências do condomínio. 

Também será obrigatória a fixação de cartazes, placas ou comunicados nas áreas de uso comum dos condomínios divulgando a lei e incentivando os moradores a notificarem o síndico quando tomarem conhecimento da ocorrência de algum episódio de violência doméstica.

No Congresso Nacional, um projeto semelhante, do senador Luiz do Carmo, do MDB de Goiás, segue em tramitação na Câmara dos Deputados após ter sido aprovado em setembro do ano passado no Senado. De acordo com informações da Câmara, o texto está atualmente em análise na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Casa.

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é promulgada pelo Congresso Nacional

A proposta aprovada possibilita a mudança no cálculo do teto de gastos e abre um espaço de R$ 106 bilhões no Orçamento da União. Parte dos recursos deverá custear o Auxílio Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan vai doar 400 mil vacinas de gripe para o Rio de Janeiro

A cidade está com imunização parada há seis dias, por falta de vacinas, e teve 21 mil casos da doença diagnosticados nas últimas três semanas.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo