No Maranhão, Alema encaminha criação de Estatuto dos Povos Indígenas

Publicado em 09/12/2021 - 16:19 Por Adilson Sousa - Repórter da Rádio Timbira, para a Rádio Nacional - São Luís

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou, em primeiro turno, esta semana, o Estatuto Estadual dos Povos Indígenas - um sistema que cria mais proteção a essas comunidades. Após a votação, o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), usou a tribuna e destacou a importância desta lei, que contemplou os povos indígenas do Maranhão, confirmando um reconhecimento da gestão estadual para a proteção das comunidades indígenas. 

"Registro a importância deste tema. O Maranhão, após a votação em segundo turno e a sanção do governador, será o primeiro estado a ter o Estatuto dos Povos Indígenas - o que é um avanço significativo, no sentido de garantir os direitos dos povos indígenas",

A nova lei cria instrumentos destinados à defesa dos direitos humanos dessa parcela da população. É o que confirma o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves. 

"Com a aprovação do estatuto indígena pela Assembleia Legislativa, por iniciativa do governador Flávio Dino, o Maranhão consolida uma robusta legislação de proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas no nosso estado. Ao mesmo tempo, o Maranhão dá um passo à frente, um exemplo para o país, ao criar o primeiro sistema de governança de políticas públicas para os povos indígenas, que inclui fundo, conselho, plano decenal e outros instrumentos necessários à viabilidade das políticas públicas voltadas para os povos indígenas".

O projeto de lei é de autoria do Poder Executivo e segue para apreciação em segundo turno, conforme o regimento da Assembleia Legislativa. A lei tem o objetivo de estabelecer diretrizes para políticas públicas estaduais, em benefício dos indígenas do Maranhão.

Edição: Rádio Nacional / Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo