Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Publicado em 03/12/2021 - 16:04 Por Dayana Vitor - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O programa Literatura 3.0 do Instituto Incluir, da Baixada Fluminense, que oferece livros com linguagem inclusiva como em Libras; o programa Acesso Cidadão, da prefeitura de João Pessoa, capital paraibana, que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado para pessoas com deficiência física são algumas das iniciativas vencedoras do primeiro Prêmio de Acessibilidade do governo federal.

O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (3), Dia internacional da Pessoa com Deficiência, em cerimônia no Palácio do Planalto. O prêmio é uma ação coordenada pelo Pátria Voluntária, que tem a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, como presidente do conselho do programa, e apoio do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Michelle Bolsonaro afirmou que o prêmio foi inspirado no bombeiro de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, Walker Sousa, que tornou os atendimentos inclusivos, por ter aprendido a Língua Brasileira de Sinais.

Já Damares Alves destacou que não haverá prêmio em dinheiro para os vencedores, mas a iniciativa os colocará em evidência. A ministra ainda detalhou quantas denúncias foram recebidas sobre violações de direitos de pessoas com deficiência.

Durante o evento, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que regulamenta o tratado de Marraqueche, possibilitando à pessoas cegas ou com alguma deficiência visual acesso a obras publicadas, como livros e apostilas.

O Brasil possui mais de 17 milhões de pessoas, acima de dois anos de idade, com algum tipo de deficiência, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, divulgada agora em 2021.

 

Edição: Sheily Noleto / Nathália Mendes

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas do futebol

Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, a bola rola para Equador x Brasil, Paraguai x Uruguai e Chile x Argentina

Baixar arquivo
Esportes

Bia Haddad Maia se classifica para final do Australian Open

A brasileira e a cazaque Anna Danilina venceram as japonesas Shuko Aoyama e Ena Shibahara por 2 sets a 1, em 2 horas e 21 minutos.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer inicia testes de comprimido contra covid-19 no Brasil

O Paxlovid, éprimeiro antiviral para tratar a doença. De acordo com as pesquisas apresentadas pela empresa, o remédio tem quase 89% de eficácia para evitar a hospitalização e a mortes.

Baixar arquivo
Geral

TRF anula todas concessões de exploração mineral em terras indígenas

A Agência Nacional de Mineração está proibida de conceder novas autorizações para qualquer formar de exploração de minério em Tucuruí, no Pará.

Baixar arquivo
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo