Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Publicado em 03/12/2021 - 16:04 Por Dayana Vitor - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O programa Literatura 3.0 do Instituto Incluir, da Baixada Fluminense, que oferece livros com linguagem inclusiva como em Libras; o programa Acesso Cidadão, da prefeitura de João Pessoa, capital paraibana, que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado para pessoas com deficiência física são algumas das iniciativas vencedoras do primeiro Prêmio de Acessibilidade do governo federal.

O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (3), Dia internacional da Pessoa com Deficiência, em cerimônia no Palácio do Planalto. O prêmio é uma ação coordenada pelo Pátria Voluntária, que tem a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, como presidente do conselho do programa, e apoio do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Michelle Bolsonaro afirmou que o prêmio foi inspirado no bombeiro de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, Walker Sousa, que tornou os atendimentos inclusivos, por ter aprendido a Língua Brasileira de Sinais.

Já Damares Alves destacou que não haverá prêmio em dinheiro para os vencedores, mas a iniciativa os colocará em evidência. A ministra ainda detalhou quantas denúncias foram recebidas sobre violações de direitos de pessoas com deficiência.

Durante o evento, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que regulamenta o tratado de Marraqueche, possibilitando à pessoas cegas ou com alguma deficiência visual acesso a obras publicadas, como livros e apostilas.

O Brasil possui mais de 17 milhões de pessoas, acima de dois anos de idade, com algum tipo de deficiência, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, divulgada agora em 2021.

 

Edição: Sheily Noleto / Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo
Geral

UFRRJ retoma aulas uma semana depois da morte de estudante

A Administração Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, Baixada Fluminense, decidiu que até a próxima sexta-feira as aulas deverão ocorrer presencialmente.

Baixar arquivo
Geral

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó.

Baixar arquivo
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo