Projeto Mulheres Trans de Negócios oferece bolsa-capacitação no RJ

Publicado em 19/01/2022 - 21:47 Por Fabiana Sampaio* - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Apesar de o país registrar alguns avanços na luta LGTQIA+, o mercado de trabalho ainda é pouco acolhedor para travestis, transexuais e transgêneros. Para tentar mudar esse cenário, mulheres trans da capital fluminense tiveram a oportunidade de participar de uma capacitação sobre empreendedorismo para que possam virar protagonistas dos seus anseios profissionais.

No Projeto Mulheres Trans de Negócios, realizado pela prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com o Sebrae e o Grupo Arco Íris, 30 participantes aprenderam como montar um negócio e colocar em prática suas ideias para gerar renda e inclusão social.  

Neste domingo (23), em celebração ao mês da visibilidade trans, elas vão receber os certificados de conclusão de curso, durante a Primeira Feira de Mulheres Trans de Negócios. No evento, serão comercializados produtos e serviços das novas empreendedoras. 

A secretária de Políticas e Promoção da Mulher da prefeitura do Rio, Joyce Trindade, contou que a iniciativa atende a uma demanda feita diretamente por essas mulheres em uma série de encontros. E que o curso abre uma janela de oportunidades e também de engajamento entre elas. 

O coordenador do Grupo Arco Íris, Claudio Nascimento reforça que o desemprego para pessoas LGBTQIA+ é muito superior ao do restante da população e a situação é ainda mais grave nos casos das mulheres trans.

A Secretaria informou que planeja abrir mais duas turmas do curso de capacitação, a próxima ainda neste semestre. As aulas têm duração de três meses, e cada participante ganha uma bolsa-auxílio no valor de R$ 600. 

* Com produção de Joana Lima

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo