SP: Censo aponta mais de 31 mil pessoas em situação de rua na capital

Publicado em 24/01/2022 - 14:38 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O mais recente censo da população de rua na cidade de São Paulo, divulgado nesta segunda feira, revelou que atualmente há mais de 31 mil pessoas nessa situação na cidade. Um aumento de 31% em relação a 2019, quando o censo estimou em mais de 24 mil pessoas a população morando nas ruas, avenidas e praças de São Paulo.

De acordo com estimativas do movimento estadual da população de rua, o número de pessoas vivendo nas ruas de São Paulo seria maior; mais de 66 mil pessoas, segundo estimativas de outubro do ano passado, feitas baseadas nos números de atendimentos oferecidos na sede da entidade.

Ainda de acordo com os dados do censo da prefeitura, o número de pessoas que relataram que moram com familiares na rua subiu de 20% dos entrevistados em 2019, para 28,9% nesse último censo.

Outro dado importante na pesquisa é que houve um aumento de 330% na quantidade de barracas improvisadas nas ruas. Eram cerca de dois mil, em 2019; e o levantamento mais recente descobriu mais de 6,7 mil pontos.

Para a prefeitura, esses dois dados indicam que a crise econômica e social provocada pela covid-19 tem levado cada vez mais famílias inteiras a morarem nas ruas. Grande parte deles, nos bairros centrais da cidade, onde eles alegaram ter maior facilidade de mobilidade, acesso a trabalho e alimentação.

Nesse sentido, a prefeitura de São Paulo também anunciou, nesta segunda-feira, a implementação do programa Reencontro, destinado a moradores de rua e que prevê moradia transitória, locação social e programas de qualificação e intermediação para postos de trabalho.

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Queijo com probiótico da UFMG pode ajudar com doença no intestino

Os benefícios foram comprovados em experimentos com camundongos. Agora, os pesquisadores precisam de financiamento para realizar testes com humanos. Queijo tem potencial para melhorar qualidade de vida de pessoas que têm colite ulcerativa.

Baixar arquivo
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em AL: Governo reconhece situação de emergência em 9 municípios

O governo federal reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Outras duas cidades estão com processo de reconhecimento federal em andamento. 

Baixar arquivo
Justiça

Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de três auditores fiscais e do motorista, em 2004, em Unaí (MG).

Baixar arquivo
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo