MPF pede que corpos de indígenas mortos pela covid sejam transportados

Publicado em 18/02/2022 - 18:15 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério Público Federal ajuizou nesta semana uma Ação Civil Pública para obrigar a União e o governo de Roraima a promover, em até 60 dias, a exumação e o traslado dos corpos de indígenas Yanomami sepultados na capital Boa Vista. São pessoas que foram enviadas à cidade para tratamento da covid-19, mas faleceram. A medida quer garantir os direitos fundamentais e respeitar os rituais indígenas.

A ação foi depois que a Sesai, a Secretaria Especial de Saúde Indígena, ligada ao Ministério da Saúde, se negou a cumprir recomendação expedida no ano passado, alegando risco de contaminação para a comunidade e também falta de verbas para a ação.

O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami, Junior Yanomami, explica que as comunidades não aceitam que os corpos dos parentes fiquem longe da terra em que viveram.

Junior Yanomami lamenta a demora da liberação dos restos mortais e diz que isso vem causando sofrimento à comunidade.

Sobre os riscos de contaminação durante a cerimônia, Junior Yanomami relata que já orientou à comunidade sobre a necessidade de se proteger e conversou com as autoridades sanitárias, orientando ao Distrito Sanitário Indígena, para que forneça EPIs, os equipamentos de proteção individual, para quem acompanhar o ritual.

O MPF pediu também para que o Estado de Roraima, que proibiu os rituais fúnebres indígenas, facilite os procedimentos de exumação. Em nota, a Procuradoria Geral de Roraima informou que o Estado ainda não foi notificado, e que só vai se pronunciar após a notificação.

Também em nota, a Secretaria Especial de Saúde Indígena informa que reconhece a plenitude dos direitos e garantias fundamentais da população indígena, respeita as tradições e aceita as recomendações do Ministério Público Federal. E que analisa as possibilidades que a legislação permite para que as ações necessárias adotadas.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo