Ministério do Trabalho lança campanha pelo trabalho doméstico decente

Publicado em 27/04/2022 - 16:01 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

27 de Abril é o dia nacional da empregada doméstica no Brasil. Para marcar a data, a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho, lançou a campanha nacional pelo trabalho doméstico decente. A campanha tem uma série de ações para conscientizar empregados domésticos e empregadores sobre os direitos da categoria, intensificar a fiscalização e combater o trabalho semelhante a escravidão.

Desde 2015, os trabalhadores e trabalhadoras domésticos conquistaram direitos iguais a qualquer outro trabalhador da CLT: férias, adicional noturno, jornada de 8 horas diárias, verbas rescisórias entre outros.

Mas de acordo com o coordenador geral da Inspeção do Trabalho, Luiz Henrique Ramos Lopes, por serem direitos conquistados recentemente, muitos ainda não são cumpridos, além disso, ele disse que a profissão ainda sofre preconceito e discriminação.  

A auditora fiscal Dercylete Lisboa disse que a campanha sensibiliza as pessoas a não naturalizarem irregularidades, como por exemplo, o trabalho doméstico infantil, que na grande maioria das vezes é o início do trabalho semelhante à escravidão.

De acordo com a Secretaria de Inspeção do Trabalho, desde o início da campanha estão sendo realizadas ações de fiscalização e mais de 5.500 empregadores de todo o país foram notificados para apresentar documentação.

Cabe lembrar que se a pessoa ver ou suspeitar de alguma irregularidade na contratação de trabalho doméstico, ela pode denunciar na internet no endereço: denuncia.sit.trabalho.gov.br ou ligar para o disque 100.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo