Cidade do Rio teve mais de 1700 casos de violência doméstica em 2021

485 casos na capital foram contra crianças de 0 a 9 anos de idade

Publicado em 19/04/2022 - 11:48 Por Ligia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Dados do Observatório Judicial de Violência contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ampliaram o foco sobre o aumento no número de novos processos por estupro de vulnerável. Foram 180 em 2021 na capital fluminense, quase o dobro do ano anterior. E esses são apenas os casos que viram processo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram notificados ao longo de 2021 mais de 1.700 casos de violência doméstica, sendo 485 casos contra crianças de 0 a 9 anos de idade, e 558 contra adolescentes, na faixa etária entre 10 e 19 anos.

Este ano, só até 23 de fevereiro, o balanço oficial era de 154 notificações, 43 envolvendo crianças e 39 contra adolescentes.   

Com base nesses números, uma equipe multidisciplinar de áreas como  educação, psicologia, direito, medicina e direitos humanos e das crianças se uniu para criar uma cartilha voltada para a defesa dos pequenos e esclarecimento dos pais e responsáveis.

Uma das coordenadoras do Projeto “Eu me Protejo, a psicóloga Neusa Maria, falou, em entrevista à Rádio Nacional, sobre a importância da iniciativa para que a violência infantil não seja recorrente.

De acordo com a especialista, a cartilha ajuda a identificar a violência como violência e não “carinho”, uma vez que a maioria dos casos acontece justamente onde a vítima deveria estar protegida.

A psicóloga Neusa Maria lamentou a ausência de políticas que defendam as crianças de forma mais efetiva no Brasil.

Elaborada com linguagem simples, a cartilha é gratuita e pode ser baixada no site www.eumeprotejo.com

E, para denunciar ou pedir ajuda em casos de violência contra crianças e adolescente, basta acionar o serviço DISQUE 100.

 De acordo com dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, só no ano passado o Disque 100 registrou mais de 6 mil denúncias.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo