Cidade do Rio teve mais de 1700 casos de violência doméstica em 2021

485 casos na capital foram contra crianças de 0 a 9 anos de idade

Publicado em 19/04/2022 - 11:48 Por Ligia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Dados do Observatório Judicial de Violência contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ampliaram o foco sobre o aumento no número de novos processos por estupro de vulnerável. Foram 180 em 2021 na capital fluminense, quase o dobro do ano anterior. E esses são apenas os casos que viram processo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram notificados ao longo de 2021 mais de 1.700 casos de violência doméstica, sendo 485 casos contra crianças de 0 a 9 anos de idade, e 558 contra adolescentes, na faixa etária entre 10 e 19 anos.

Este ano, só até 23 de fevereiro, o balanço oficial era de 154 notificações, 43 envolvendo crianças e 39 contra adolescentes.   

Com base nesses números, uma equipe multidisciplinar de áreas como  educação, psicologia, direito, medicina e direitos humanos e das crianças se uniu para criar uma cartilha voltada para a defesa dos pequenos e esclarecimento dos pais e responsáveis.

Uma das coordenadoras do Projeto “Eu me Protejo, a psicóloga Neusa Maria, falou, em entrevista à Rádio Nacional, sobre a importância da iniciativa para que a violência infantil não seja recorrente.

De acordo com a especialista, a cartilha ajuda a identificar a violência como violência e não “carinho”, uma vez que a maioria dos casos acontece justamente onde a vítima deveria estar protegida.

A psicóloga Neusa Maria lamentou a ausência de políticas que defendam as crianças de forma mais efetiva no Brasil.

Elaborada com linguagem simples, a cartilha é gratuita e pode ser baixada no site www.eumeprotejo.com

E, para denunciar ou pedir ajuda em casos de violência contra crianças e adolescente, basta acionar o serviço DISQUE 100.

 De acordo com dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, só no ano passado o Disque 100 registrou mais de 6 mil denúncias.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Pacheco lê requerimentos de abertura de quatro CPIs no Senado

O ato significa que as CPIs estão autorizadas a serem instaladas na casa parlamentar.

Baixar arquivo
Segurança

ANTT alerta que é golpe telefonema sobre renovação do RNTRC

O superintendente substituto de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas da ANTT, José Aires Amaral Filho, afirma que a agência reguladora não faz contato por telefone nem por WhatsApp.

Baixar arquivo
Segurança

Região metropolita do Rio registra 40 mortos e 75 feridos em roubos

A região metropolitana do Rio de Janeiro registrou 116 roubos ou tentativas de roubo no primeiro semestre do ano. De acordo com relatório divulgado pelo Instituto Fogo Cruzado, as ocorrências terminaram com ao menos 40 mortos e 75 feridos.

Baixar arquivo
Economia

ICMS: Minas e Energia faz projeção da redução no preço de combustíveis

O Ministério de Minas e Energia estima uma redução média R$ 0,31 no litro do etanol e de até R 1,55 na gasolina, após a fixação do ICMS em todo país. Ao menos 23 entes federativos já reduziram a alíquota.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova fim do uso da tese de defesa da honra para feminicídios

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o projeto de lei que proíbe o uso da tese de legítima defesa da honra como argumento para a absolvição de acusados de feminicídio em julgamentos.

Baixar arquivo
Cultura

Novas leis de incentivo à cultura devem injetar R$ 19 bilhões no setor

Ativistas da cultura esperam que os recursos ajudem a fortalecer os trabalhadores do setor após dois anos de pandemia.

Baixar arquivo