Ampliação do perfil pode reduzir tempo de espera para adoção

Publicado em 26/05/2022 - 08:35 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O processo de adoção pode levar muito tempo, mas também ser bem rápido. Tudo vai depender do perfil de filho que pais e mães adotivos buscam.

De acordo com o supervisor da área de adoção da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal, Walter Gomes de Sousa, estar disponível a receber crianças e adolescentes de grupos menos procurados pode encurtar o tempo de espera.

A jornalista e pedagoga Mércia Maciel fez tratamento para engravidar durante oito anos, sem sucesso. Até que ela e o marido adotaram o Davi, que tinha 3 anos e agora tem 20. Mércia conta que o processo durou apenas dois meses, porque a família estava de coração aberto.

Uma das criadoras e administradoras do Sistema Nacional de Adoção, Isabely Mota, destaca que são mais de 30 mil famílias procurando filhos para adotar. E duas mil crianças que não se encaixam nos padrões preferidos.

Na próxima reportagem você vai conhecer a história de uma família que tem duas gerações de filhos adotivos e está a caminho da terceira.

*Com sonoplastia de Messias Melo e produção de Renato Lima

Confira também: Nova ferramenta pode acelerar processo de adoção no Brasil
 

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Cultura

Rádio MEC agora é Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio

A lei que torna a Rádio MEC Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro foi publicada nesta terça-feira pela Assembleia Legislativa.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa: 56% dos acidentes em BRs ocorrem em vias com gestão pública

Segundo a pesquisa, quando considerada a taxa de gravidade dos acidentes de trânsito, o índice aumenta para mais de 80% em rodovias sob gestão pública, contra 19% nas estradas sob concessão.

Baixar arquivo
Segurança

Golpistas usam novas estratégias para enganar vítimas pelo WhatsApp

Golpistas estão entrando em grupos de famílias se passando por parentes para pedir dinheiro emprestado pelo WhatsApp. Por esse esquema, integrantes de uma organização criminosa conseguiram mais de R$ 32 mil de uma mesma família.

Baixar arquivo
Educação

Senac do Rio oferece 8 mil vagas em cursos profissionalizantes

O Senac,  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para cerca de 8 mil vagas de cursos profissionalizantes em várias unidades no estado. O Programa Senac Gratuidade, que é voltado para a inserção de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho,

Baixar arquivo
Economia

Em todo o país a venda de veículos usados aumentou 25% em maio

Segundo a entidade, o mês de maio apresentou os melhores resultados do ano. Mas no acumulado do primeiro semestre de 2022, as vendas de automóveis usados registraram queda de 19%.

Baixar arquivo
Segurança

Goiás: PF cumpre mandado de busca e apreensão na operação Pix Premiado

O delegado de repressão a crimes cibernéticos, Dário Freitas explica que o investigado prometia realizar um pix premiado, mediante pagamento antecipado das vítimas.

Baixar arquivo