Câmara aprova MP que abre crédito para doar alimentos a quilombolas

Publicado em 20/05/2022 - 00:03 Por Beatriz Arcoverde* - Editora da Radioagência Nacional - Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira a medida provisória que abre crédito extraordinário de R$ 167,2 milhões para o Ministério da Cidadania distribuir cestas de alimentos à população quilombola. A matéria segue para o Senado.

Editada pelo governo federal em dezembro do ano passado, a MP atende a uma decisão de fevereiro de 2021 do Supremo Tribunal Federal (STF) diante de uma ação proposta pela Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e por partidos políticos.

Na ocasião, a decisão determinou que a União formulasse um plano nacional de enfrentamento da pandemia covid-19 para a população quilombola.

 A medida deveria conter objetivos, metas, ações programáticas, cronograma de implementação e metodologias de avaliação, contemplando, ao menos, providências visando a ampliação das estratégias de prevenção e de acesso aos meios de testagem e aos serviços públicos de saúde, controle de entrada nos territórios por terceiros e distribuição de alimentos e material de higiene e desinfecção.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Agência Brasil

Últimas notícias
Economia

Mapa da FGV aponta que pobreza aumentou na pandemia de covid-19

O número de brasileiros que ganham menos de meio salário mínimo aumentou entre 2019 e 2021. De acordo com o documento, o número de novos pobres surgidos ao longo da pandemia de covid-19 chega a quase 30% da população. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa prorroga importação de imunoglobulina para tratamento de covid

O diretor da Agência, Alex Campos, relator da matéria, lembrou que ainda há desabastecimento de medicamentos e insumos básicos, entre eles a imunoglobulina.
 

Baixar arquivo
Economia

IBGE: desemprego cai para 9,8%; rendimento fica estável

A taxa de desemprego do país saiu da casa dos dois dígitos no trimestre encerrado em maio e chegou ao menor valor para este período desde 2015: 9,8%.

Baixar arquivo
Esportes

Desfalcado, São Paulo visita Universidad Católica pela Sul-Americana

 

Tricolor tem nove ausências por lesão e deve manter base do Brasileiro.

Baixar arquivo
Economia

Aneel realiza nesta quinta-feira (30) leilão de transmissão de energia

Estão sendo leiloados 13 lotes de investimentos com instalações situadas em 13 estados da Federação. 

Baixar arquivo
Esportes

Ana Marcela Cunha vai integrar Comitê de Atletas da Fina

Ela é a única representante do Brasil na categoria Águas abertas. O mandato será de 2022 a 2026. A eleição é bastante significativa por ter representantes dos seis continentes.

Baixar arquivo