Exploração Sexual: Operação Parador 27 resgata crianças e adolescentes
Publicado em 18/05/2022 - 20:40 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
A Operação Parador 27, de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, concluiu mais uma etapa nesta quarta-feira. Coordenada pelo Ministério da Justiça e segurança pública, a iniciativa, além de reprimir crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes pelo país, pretende conscientizar a população a denunciar esses delitos.
De acordo com o balanço apresentado, nesta quarta-feira, pelo governo federal, em 16 dias de operação, foram apuradas 811 denúncias, 96 mil pessoas foram abordadas e quase dez mil locais foram fiscalizados. 637 mil pessoas foram presas e 91 apreendidas. 183 crianças e adolescentes foram resgatados. Júlio Rocha, Coordenador do Centro Integrado do Comando de Controle Nacional explicou que estas 183 crianças e adolescentes estavam em locais de exploração sexual foram retiradas e encaminhadas aos conselhos tutelares.
O número representa quase cinco vezes mais do que as 33 crianças e adolescentes resgatados em 2021.
Também participaram da ação, representantes do Ministério da Mulher Família e Direitos Humanos, Polícia Rodoviária Federal, Secretarias de Estado de Segurança Pública, Policiais Militares e Civis, Conselhos Tutelares e Corpos de Bombeiros.
Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde